Foto do(a) blog

O blog do Caderno de Oportunidades

Fapesp, GSK e Biominas financiam projetos na área da saúde

As propostas podem ser enviadas até o dia 14 de agosto de 2020 e serão aceitos 10 projetos na primeira fase e três na segunda

PUBLICIDADE

Por blogs
Atualização:

 

 Foto: Marcos Arcoverde / Estadão

Por: Mateus Apud*

PUBLICIDADE

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com a GlaxoSmithKline Brasil (GSK) e a Fundação Biominas, lançou uma chamada de propostas para pequenas e médias empresas com base tecnológica sediadas no Estado. Lançada no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), as pequenas e médias empresas com propostas inovadoras de pesquisa sobre doenças respiratórias, imunoinflamação, imuno-oncologia e HIV, poderão receber apoio para desenvolvê-las.

"Serão selecionadas, inicialmente, 10 propostas de pesquisa para o PIPE fase 1 (demonstração de viabilidade técnica), com limite de financiamento de R$ 200 mil por projeto, e prazo de desenvolvimento de até nove meses", afirma a gerente da área científica de Pesquisa para Inovação/Nuplitec e gerente de inovação da Fapesp, Patricia Tedeschi.

Após a seleção dos 10 projetos, três serão selecionados para o PIPE fase 2 (desenvolvimento de produto ou processo), onde receberão financiamento de até R$ 1 milhão cada no prazo máximo de até dois anos. Além dos recursos financeiros da Fapesp, as empresas receberão orientação científica, planejamento e assessoria técnico-empresarial da GSK e contarão com suporte e orientação sobre modelagem e planejamento de negócios, bem como o acesso a redes de investidores pela Biominas.

"Essa parceria representa um jogo em que todos ganham. De um lado, as empresas selecionadas terão a oportunidade de receber um pacote completo para o desenvolvimento de seus projetos, que inclui não só o apoio financeiro, mas também técnico e gerencial. De outro, as instituições parceiras terão a oportunidade de ter acesso a esses projetos e ajudar a transformá-los em negócios", afirma o presidente da Biominas, Eduardo Emrich Soares.

Publicidade

As empresas interessadas deverão estar legalmente constituídas no momento da submissão de seus projetos e ter, no máximo, cinco colaboradores trabalhando em tempo integral. As propostas serão recebidas até 14 de agosto de 2020 e serão avaliadas à medida que foram enviadas. Porém, se o número máximo de 10 propostas selecionadas for atingido antes da data pré determinada,a chamada será encerrada automaticamente.

"Com essa chamada, estamos dando um novo passo não só para promover ciência no Brasil, mas fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, que pode resultar em novas alternativas terapêuticas ou em soluções para problemas de saúde", ressalta o diretor do Programa Trust in Science da GSK, Isro Gloger.

A chamada é a primeira no acordo de cooperação da Fapesp com a Fundação Biominas e a quarta da FAPESP com a GSK.

Para mais informações acesse o site da FAPESP.

*Estagiário sob supervisão do Editor de Suplementos, Daniel Fernandes

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.