Livro gratuito revela como funciona a região mais inovadora do planeta

Livro gratuito revela como funciona a região mais inovadora do planeta

Com histórico de sucesso em startups, Reinaldo Normand narra o que aprendeu durante sua jornada pelo Vale do Silício. O prefácio é de Bel Pesce, fundadora da FazINOVA e que tem Normand como mentor

blogs

28 de outubro de 2014 | 15h12

capa livro vale do silício

Google, Apple, Facebook, Whatsapp, Instagram, Pinterest, Twitter, Uber, Airbnb, YouTube: o que essas empresas e outras gigantes do mercado de tecnologia têm em comum? Todas nasceram no Vale do Silício, Norte da Califórnia – EUA. Mas como se explica que tantas grandes inovações tecnológicas se concentrem em um só lugar? Como funciona a região mais inovadora do planeta? É o que Reinaldo Normand, empreendedor mineiro que se mudou para o Vale do Silício em 2006, conta no livro “Vale do Silício”, disponível gratuitamente para download em www.valedosilicio.com.

“Vale do Silício não é um livro sobre minha jornada, e sim, sobre o que eu aprendi com ela”, resume o autor, que diz ter se deparado com algo fascinante e inesperado. “A cultura é a grande mola propulsora da inovação no Vale do Silício. Ela é a grande responsável por criar o ecossistema de inovação que gera tantas empresas e produtos que mudaram o mundo”, diz Normand na introdução do livro, dividido em duas partes.

Na primeira, Normand explica essa cultura de forma simples. “Esse é um lugar onde se respeitam empreendedores e startups mais do que outros participantes do ecossistema, como consultores, executivos, pesquisadores e grandes empresas. Há um senso de otimismo no ar, como se tudo fosse possível, e as startups simbolizam a materialização do intangível”, explica o autor, que então trata do conceito de startups sob a ótica do Vale do Silício e suas características.

Na segunda parte do livro, Normand ilustra como utilizar essa cultura e o aprendizado que essa experiência lhe proporcionou para turbinar o processo de inovação no ambiente de trabalho. “Não tenho a pretensão de oferecer soluções mágicas, mas de mostrar com exemplos reais como pensar diferente”, diz Normand.

Publicado em formato PDF com download gratuito – licenciado sob Creative Commons – o livro tem 75 páginas e se propõe a falar de assuntos complexos de forma leve e sem maiores compromissos. De acordo com o autor, a proposta é que o livro seja uma obra viva, com conteúdo constantemente atualizado e melhorado de acordo com o feedback dos leitores. O projeto gráfico e o site de apoio foram feitos pela agência spice (www.spice.agency), em São Francisco – EUA.

No prefácio, Bel Pesce, empreendedora e fundadora da FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades, relata seu encontro com Normand e como ele se transformou em um dos grandes mentores da sua vida. “Encontrar alguém que, por pura vontade de contribuir com o ecossistema, ensina tudo de relevante para você errar menos e crescer mais rápido é algo de valor inestimável. E é isso que o Reinaldo fez e faz por mim e por tantos outros empreendedores que ele ajuda”, escreve Bel. Para ela, a melhor forma de aprender é colocando a mão na massa e vivenciando experiências que mostrem quais passos seguir. “Se tiver um guia ao seu lado, melhor ainda. O conteúdo deste livro foi o meu melhor guia no Vale do Silício”.

O download de “Vale do Silício” pode ser feito gratuitamente em: www.valedosilicio.com.

Tudo o que sabemos sobre:

Bel PesceReinaldo NormandVale do Silício

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.