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Médicos, dentistas e advogados tomam aulas de gestão

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CRIS OLIVETTE

Ao concluir a faculdade, muitos profissionais liberais iniciam carreira solo montando consultórios, clínicas ou escritórios.  Mas para assumir uma postura competitiva no mercado, o conhecimento técnico adquirido na faculdade não é suficiente, falta preparo administrativo. A consultora de marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) Vera Lucia Lopes conta que atende com frequência advogados, médicos e fisioterapeutas que precisam de ajuda para impulsionar os negócios.  "O profissional liberal muitas vezes trabalha sozinho e precisa aprender a administrar bem o seu tempo para poder cuidar do marketing e da contabilidade. " Quando fica inviável cuidar de todos os aspectos do negócio, a opção é terceirizar parte do processo. Os dentistas Roberto Aranda e Leandro Lukacsak montaram um consultório juntos pensando em reduzir despesas.  "Com o tempo, percebemos que aquele modelo de negócios não acrescentaria muito às nossas vidas", afirma Aranda, graduado pela Universidade Bandeirante (Uniban-SP) e com pós-graduação em implantodontia. "Na faculdade, aprendemos os procedimentos para garantir sorrisos saudáveis, mas não tivemos preparo para a gestão do nosso negócio.  Por isso, resolveram voltar a estudar. " Enquanto Aranda fazia MBA em marketing na Fundação Getúlio Vargas, Lukacsak - que se graduou pela Universidade Paulista (Unip) e tem pós em ortodontia - fazia MBA em administração e gestão na mesma instituição.  Com os conhecimentos adquiridos de técnicas de captação de clientes, organização empresarial, gerenciamento administrativo e acompanhamento contábil fizeram a Oralfix crescer 40% em um ano. Logo, colegas de profissão perceberam o avanço da clínica e quiseram saber o que fazer para crescer.  "Foi assim que percebemos a carência que havia na classe odontológica e montamos a Oralfix Gestão e Treinamento e passamos a oferecer consultoria e cursos", diz Aranda. A dentista Ligia Cunha Arbbrucezze participou da primeira turma de alunos da Oralfix.  "Eu não imaginava que fosse tão importante fazer o controle de caixa e sempre deixava isso de lado", diz. "É ótimo para quem quer ter uma visão empresarial da odontologia.  Eu me sentia perdido, agora sinto grande diferença no gerenciamento do consultório", conta Erik Bobrik Gomes. Já o dentista Éber Feltrim, abandonou definitivamente o consultório.  "Tudo começou com a experiência de sucesso que eu tinha na clínica. " Inicialmente, ele passou a prestar consultoria de maneira informal para alguns pacientes seus que eram médicos e dentistas e notou que o setor tinha grande necessidade de se profissionalizar como empresa. "Eu vi que associar a competência do profissional de saúde à gestão de empresa poderia dar excelentes resultados para as clínicas. " Hoje, a SIS Consultoria, de Feltrim, é uma empresa dedicada a cuidar do marketing dos profissionais da área de saúde, em suas clínicas e consultórios e também oferece cursos. "Estamos baseados em Assis, no interior de São Paulo, mas temos clientes no Tocantins, Pará, Alagoas, Brasília, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais. " Vera, do Sebrae, lembra que a instituição oferece várias opções de capacitação para profissionais de todos os segmentos.  E que há consultoria especializada nas áreas jurídica, administrativa, de marketing, finanças e comércio exterior.  A consultora diz que entre os de cursos, muitos deles podem ser feitos à distância, via internet. A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) também ministra programas de administração para seus associados, pelo menos duas vezes por ano.  As disciplinas abordam gestão estratégica para escritórios e marketing para advogados. A TValle Assessoria e Treinamento Profissional oferece curso para a gestão de negócios em fisioterapia há dez anos.  "Não basta o profissional ter o apoio financeiro da família e a capacidade técnica para trabalhar.  Se ele não tiver o preparo administrativo, a probabilidade de o negócio não dar certo é grande", afirma o dono da empresa, Paulo Heraldo Costa do Valle "Os nutricionistas também querem aprender a atingir e fidelizar o cliente", afirma a sócia do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), Silvia Ramos.  Por isso, a entidade ministra aulas de empreendedorismo para os profissionais da área.  "Nosso curso ensina como abrir a empresa, gestão e finanças, legislação e administração dos negócios."

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