O especialista responde

Claudio Marques

18 de setembro de 2012 | 08h01

Devo responder perguntas acadêmicas sobre minha empresa?

Como forma de tentar afinar a sintonia entre o que se aprende em sala de aula e como esse conhecimento se aplica no dia a dia do ambiente empresarial, muitos professores inserem em suas disciplinas atividades que envolvam o estudo de problemas de cunho prático, que ocorrem nas empresas do mundo real. Para isso, se utilizam de pesquisas de campo.
Essa pode ser uma excelente oportunidade, justamente pela possibilidade de o empresário trazer para a sua empresa olhares de pessoas externas ao ambiente do negócio. Essa situação pode permitir a identificação de problemas não percebidos pela equipe própria.
Esses novos olhares permitem, ainda, a identificação de oportunidades para novos negócios, uma vez que os estudantes, sedentos por colocar em prática o que aprendem no ambiente acadêmico, têm ideias que, muitas vezes, podem ser implementadas pelo empreendedor.
Em meio a essas e muitas outras vantagens e benefícios possíveis, é de extrema importância que o empresário participe de pesquisas acadêmicas e as veja como oportunidade. Desta forma, além de contribuir para a qualidade da formação dos futuros profissionais, poderá receber contribuições úteis e vislumbrar aprimoramentos na gestão, no processo e/ou no produto/serviço que sua empresa oferece.

Rodolfo Ribeiro, consultor do Sebrae

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.