PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog do Caderno de Oportunidades

O ESPECIALISTA RESPONDE

Por
Atualização:

Como avaliar se um financiamento é bom ou ruim para a empresa?

PUBLICIDADE

Precisamos ter em mente que não existe financiamento caro ou barato.Existem financiamentos que cabem ou não cabem nos projetos da empresa.Lembre-se, também, que bancos são fornecedores.Por isso, antes de adquirir um financiamento, faça cotações.Basicamente, as solicitações de financiamento se dividem em duas: empréstimos para capital de giro e financiamentos para investimento.

Enquanto a primeira resolve questões do dia a dia da empresa, do capital necessário para a execução da atividade, o investimento é aquele patrimônio que conduz a empresa ao faturamento. É pelo investimento que a execução se constrói.

Dessa forma, o retorno do capital de giro é muito mais rápido do que o retorno do investimento.Portanto, não podemos usar dinheiro de curto prazo para pagar investimentos de longo prazo.

Definir o tipo de financiamento que melhor condiz à realidade da empresa pode não ser fácil.Taxa e prazo de retorno, tamanho do investimento, forma de utilização, entre outras, são informações necessárias para tomar a melhor decisão.As informações saem do plano de negócio ou do projeto de investimento.

Publicidade

Na dúvida ou na insegurança, procure por entidades de apoio ao empreendedor, como o Sebrae-SP, para compartilhar informações e discutir a melhor decisão. É bom lembrar que só damos crédito para quem conhecemos.Logo, só obteremos crédito de quem nos conhece.Invista em estabelecer um relacionamento de parceria para a construção da credibilidade junto ao agente financeiro.A falta de informação é a mãe dos riscos e níveis de governança corporativa conduzem a níveis de credibilidade.

 

Luiz Ricardo GRecco, consultor do Sebrae-SP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.