O especialista responde: Qual é o alerta vermelho que exige reestruturação na empresa?
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

O especialista responde: Qual é o alerta vermelho que exige reestruturação na empresa?

blogs

05 Novembro 2018 | 13h40

Foto: Pixabay

Kleber Ricardo Guerche

Quando a empresa começa a perder o lucro devido a redução da margem de contribuição dos produtos já é um sinal forte que a estrutura do negócio tem de ser reavaliada.

Alguns empresários só começam a se preocupar quando percebem uma queda constante em seu faturamento que é outro grande indicador. Quando suas vendas ficam por um grande período estagnadas sem crescimento é certo que se nada for feito em seguida virá a queda do faturamento que pode começar tímida e ir se agravando.

Indicadores como faturamento, margem de contribuição dos produtos e lucro aliados a análise de mercado observando atentamente meus concorrentes é essencial para que uma empresa se mantenha atualizada e competitiva.

Identificar o momento de reestruturar seu negócio até mesmo modificando seu modelo completamente deveria vir antes dos problemas começarem a acontecer, mais nem sempre é assim.

Renovar a empresa é questão de sobrevivência do negócio. O mundo está mudando em uma velocidade muito grande a renovação e inovação devem ser tratadas com carinho especial.

A estagnação de uma empresa faz com que ela diminua de tamanho e desapareça. Ficar de olho nas tendências é vital para a continuação e sucesso do negócio.

Nem sempre a empresa necessita de uma grande reestruturação. Muitas vezes a empresa só precisa de uma roupagem nova, se mostrar mais moderna, oferecer mais para o seu cliente levando a ele solução.

O que ajuda a identificar a real necessidade é o gestor conhecer a fundo sua empresa, ter uma visão real do seu posicionamento de mercado, seus pontos fortes e fracos, identificando as oportunidades e ameaças para seu negócio, além de uma gestão profissional agregada de uma estrutura organizacional enxuta e eficiente.

*Consultor do Sebrae-SP