
30 de junho de 2020 | 11h12
O Ministério da Agricultura (Mapa) confirmou na segunda-feira, 29, que a China suspendeu temporariamente a importação de carne de três frigoríficos brasileiros com Serviço de Inspeção Federal (SIF) e a pasta vetou uma quarta planta.
"O Mapa suspendeu voluntariamente a exportação para China de um estabelecimento que teve suas atividades paralisadas em função de decisão judicial relacionada aos procedimentos de prevenção e controle da covid-19 entre seus trabalhadores", informou em nota. Sobre a decisão chinesa, o ministério diz que "não foram apresentados formalmente os motivos das suspensões".
A pasta não informou quais unidades tiveram habilitações de exportação suspensa.
Conforme o comunicado, o Brasil buscará junto à General Administration of Customs People’s Republic of China (GACC), o órgão do governo chinês responsável pela habilitação de estabelecimentos exportadores e que faz o controle de mercadorias na aduana, "as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas".
O ministério lembra que o Brasil possui regramento para prevenção, controle e mitigação de riscos de transmissão da covid-19 nas atividades da indústria de abate e processamento de carnes e derivados e que a portaria com essas medidas já foi traduzida para o mandarim e entregue às autoridades sanitárias chinesas. "O Mapa está mantendo contatos frequentes com a GACC no intuito de prestar as informações requeridas de forma ágil e transparente, mas também para reforçar que as decisões sobre eventuais suspensões de importação devem ser embasadas em informações científicas."
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.