17 países relatam ter recebido ovos contaminados por pesticida

17 países relatam ter recebido ovos contaminados por pesticida

Supermercados da Europa estão retirando os ovos das prateleiras após suspeita de que remessas oriundas da Bélgica e Holanda foram contaminadas pelo pesticida Fipronil

Associated Press

11 Agosto 2017 | 09h59

BRUXELAS - Oficiais da União Europeia disseram que 17 países, incluindo o território de Hong Kong, reportaram ter recebido ovos ou produtos com ovos contaminados. Vários supermercados da Europa estão retirando os ovos de suas prateleiras após a notícia de que as remessas com origem na Bélgica e Holanda, dois dos principais fornecedores, foram contaminadas pelo pesticida Fipronil. O bloco disse que quer realizar uma reunião extraordinária no próximo mês para discutir o tema.

Produtores dos dois países estão sendo investigados. O porta-voz de comércio e agricultura da União Europeia, Daniel Rosario, disse, nesta sexta-feira, que propriedades na França e Alemanha também foram bloqueadas.

Entre as regiões da lista que relataram o recebimento das remessas, Hong Kong é o único fora da Europa. Constam também a Suécia, Grã-Bretanha, Áustria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Dinamarca e Suíça.

O Fipronil é um pesticida usado em lavouras. A substância não pode ser usada nas proximidades de animais da cadeia de produção de alimentos, incluindo frangos. O Fipronil também é nocivo para as abelhas e, para protegê-las, seu uso tem sido proibido em sementes de milho. Segundo especialistas, comer ovos com a substância pode prejudicar o fígado, rins e outros órgãos.

A suspeita é de que a substância tenha entrado em contato com as galinhas por meio de um detergente de uma marca holandesa, chamado de Dega 16, que é utilizado para limpar os celeiros.

Mais conteúdo sobre:
União Europeia Hong Kong Europa

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.