Estadão
Estadão

Campanhas de recall chegam a 51 e carros lideram convocações em 2015, diz Procon

Nos cinco primeiros meses deste ano, 51 campanhas já foram realizadas, ante 4 no mesmo período de 2014, segundo dados do órgão de defesa do consumidor; apenas em maio, foram 20 avisos de recall

CARLA ARAÚJO, Estadão Conteúdo

08 de junho de 2015 | 17h04

O número de recalls realizados em 2015 é bem superior ao registrado no ano passado, segundo dados da Fundação Procon-SP. Nos cinco primeiros meses deste ano, 51 campanhas já foram realizadas, ante 4 no mesmo período de 2014. Apenas em maio deste ano, foram 20 avisos de recall.

Segundo o órgão de defesa do consumidor, o setor automobilístico é líder em chamamentos para reparos. Somente em maio, dos 20 recalls registrados 19 estão relacionados ao setor e um ao segmento de produtos infantis. A maioria dos defeitos está no sistema de airbag, item obrigatório desde 2014, e no sistema de combustíveis.

No ano passado, das quatro campanhas, três estavam relacionadas ao setor automobilístico e uma ao segmento de utensílios domésticos.

Histórico. O setor automotivo é historicamente o que mais realiza campanhas de recall. De acordo com a série da Fundação Procon-SP, entre 2002 e maio de 2015 foram registrados 856 avisos, sendo 76,4% (654) relacionados a problemas com veículos automotores.

A Chevrolet é a marca líder em chamamentos, com 56 recalls. Ford e Mercedes-Benz aparecem na sequência com 49 e 44 registros, respectivamente.

Segundo a Fundação Procon-SP, além dos problemas com veículos, os demais recalls foram registrados em diversos segmentos como alimentos, bebidas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, de informática, infantis, beleza e higiene.

Tudo o que sabemos sobre:
recallProcon

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.