Abdib apresenta a Lula estudo sobre cidades da Copa

Estudo apresentado hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostra que aeroportos, transportes urbanos e hotéis são os principais problemas das cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. O trabalho foi feito pela Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib) em 18 cidades que pleitearam a realização dos jogos - apenas 12 sediarão as partidas.

LEONENCIO NOSSA, Agencia Estado

08 de setembro de 2009 | 20h59

O presidente da Abdib, Paulo Godoy, disse, após encontro com Lula, que o estudo foi dividido em nove "dimensões": mobilidade urbana, energia, telecomunicações, portos, aeroportos, hotéis, segurança pública, saneamento e saúde. São Paulo, que concorre para sediar o jogo de abertura do torneio, tem "dificuldades" nos quesitos aeroportos e transporte urbano, informou Godoy. Já Belo Horizonte e Porto Alegre enfrentam problemas de falta de acomodações.

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse que os projetos em andamento no governo solucionarão boa parte dos problemas detectados pelo estudo da Abdib. Ele informou que, na próxima semana, representantes das 12 cidades-sedes da Copa se reunirão em Brasília para fechar um "pacto" com o governo federal sobre as obras de infraestrutura.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.