Abear: demanda por transporte aéreo cresce em maio

A demanda por transporte aéreo doméstico cresceu 4,3% em maio ante igual período do ano anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne as quatro principais companhias brasileiras, TAM, Gol, Azul e Avianca. O crescimento mostra um arrefecimento do ritmo de crescimento em relação ao verificado nos quatro primeiros meses do ano, quando a média ficou acima de 8%.

LUCIANA COLLET, Agência Estado

24 de junho de 2014 | 10h52

Já a oferta de transporte aéreo doméstico, medida por assentos-quilômetros disponíveis (ASK), voltou a recuar, em baixa de 1,3%. Com isso, a taxa de ocupação atingiu um recorde para o mês de 78,6%. Ao longo dos cinco primeiros meses do ano, o aproveitamento médio nos voos nacionais está em 79,4%.

Pela avaliação dos totais móveis (série consolidada de resultado de 12 meses), a aviação nacional cresce a uma taxa anualizada de 6,5%, enquanto a oferta cai 1,3%. O número de passageiros embarcados em maio somou 6,5 milhões, crescimento de 2% frente o mesmo mês do ano passado. No ano, o total supera 35 milhões de passageiros nos voos dentro do País. No mês passado, a TAM respondeu por 38,4% do mercado, mantendo a liderança, enquanto sua principal concorrente, a Gol ficou com 35,7%. A Azul abocanhou 17,3% e a Avianca, 8,6%.

Tudo o que sabemos sobre:
Abeartransporte aéreodemanda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.