finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Abigraf volta a reduzir projeção para o setor em 2013

A retração de 9,3% na produção da indústria gráfica no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2012, levou a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) a reduzir ainda mais sua projeção para os resultados do setor em 2013. A estimativa anterior, que sugeria uma retração de 2,4%, foi revisada para uma queda de 5,6% na comparação entre este ano e 2012.

ANDRÉ MAGNABOSCO, Agencia Estado

26 de novembro de 2013 | 11h57

Os dados divulgados nesta terça-feira, 26, pela Abigraf, baseados em números apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o ritmo de produção do setor entre julho e setembro também apresentou queda, de 5,4%, em relação ao segundo trimestre deste ano.

O resultado do segundo trimestre foi pressionado principalmente pelo segmento de produtos gráficos editoriais, o qual encolheu 10,7% em relação ao segundo trimestre. No segmento de impressos comerciais, a queda foi de 4,6%. Já o mercado de embalagens impressas foi exceção, com alta de 0,6% em igual base comparativa.

De acordo com a Abigraf, o "desempenho modesto" do setor no trimestre pode ser explicado pela valorização do dólar, uma vez que a indústria gráfica é dependente de insumos importados. "O Índice de Custo de Fabricação de Produtos Gráficos, calculado pela Abigraf, aponta crescimento intenso desde julho, atingindo 5,4% de alta no acumulado anual até outubro", destacou a Associação em nota.

Para 2014, por outro lado, o câmbio pode ajudar os segmentos gráficos exportadores, destaca a Associação. Com isso, a tendência de retração do setor deve ser suavizada. A Abrigraf prevê que a produção do setor encolherá 1,7% no próximo ano na comparação com 2013.

Tudo o que sabemos sobre:
Abigrafprojeção2013

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.