carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Abimaq: uso da capacidade instalada atinge 81,7% em julho

Dado revela recuperação, mas ainda está muito inferior ao registrado em julho do ano passado (86,8%)

Lucinda Pinto, da Agência Estado,

26 de agosto de 2009 | 15h40

O nível de utilização da capacidade do setor de máquinas e equipamentos atingiu no mês de julho 81,7%, ante 80,9% em junho. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 26, pela Abimaq, apesar de exibir recuperação na comparação na margem, o dado ainda está muito inferior ao registrado em julho de 2008 (86,8%).

 

Segundo o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, os sinais de recuperação da crise ainda não estão consolidados. A seu ver, o setor exibe um pouco de recuperação, mas o quadro só deve estar mais claro a partir de outubro, quando devem começar a surtir efeitos as medidas de estímulo para o setor. Ele citou especificamente os recursos colocados à disposição pelo BNDES, em linha que começou a ser liberada a partir de 27 de julho.

 

De acordo com a Abimaq, o BNDES já liberou por meio dessa linha especial, com taxa de juros de 4,5% ao ano, um total de R$ 520 milhões, beneficiando tanto o setor de máquina e equipamentos como o de caminhões e ônibus.

 

Outro indicador que confirma o crescimento gradual do setor é o número médio de semanas para atendimento de pedidos pelas empresas, que subiu de 19,5 semanas em junho para 19,7 em julho. No sétimo mês de 2008, essa média era de 22 semanas.

 

Por outro lado, um indicador que mostra que a recuperação ainda não é consistente é o do emprego. No mês de julho, o número de pessoas empregadas pelo setor caiu 0,5% ante junho, para 230 mil trabalhadores. Em relação a julho de 2008, a queda foi de 6,2%. Desde outubro de 2008, houve o fechamento de 20 mil postos de trabalho nas indústrias de máquinas e equipamentos.

 

Diante desses dados, a Abimaq trabalha com expectativa de queda no faturamento real do setor neste ano. Segundo o presidente da entidade, no melhor cenário, o recuo deve ser de 12% a 14% e, no pior, pode atingir até 25% de queda.

Tudo o que sabemos sobre:
capacidade instaladaAbimaqjulho

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.