Abimóvel: IPI reduzido garante crescimento maior no ano

Com a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o setor de móveis deve fechar o ano com faturamento 1,5 ponto porcentual maior do que a projeção feita antes do anúncio desta quarta-feira do ministro da Fazenda, Guido Mantega. "O planejamento agora é de 4,5% de crescimento do setor em relação ao ano passado. Sem o benefício, seria de pelo menos 1 ou 1,5 ponto porcentual menor", afirmou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), José Luiz Diaz Fernandez.

BEATRIZ BULLA, Agencia Estado

29 de agosto de 2012 | 19h53

Na terça-feira (28), Fernandez esteve reunido com Mantega para pedir a prorrogação da redução do IPI. O prazo de validade do benefício era o próximo dia 30 de setembro, mas agora foi estendido até o final do ano. "Foi uma grata surpresa (o anúncio) pela agilidade. A solicitação foi feita na terça e 24 horas depois já temos a resposta, o que aponta o canal aberto entre governo e setor produtivo", afirmou o empresário.

De acordo com o presidente da Abimóvel, o anúncio permite que o varejo se planeje para fazer os estoques de final de ano. "O varejo pode fazer agora um planejamento a médio prazo e pode programar suas entregas", afirmou, explicando ainda que os varejistas devem realizar pedidos menores agora, mas com maior frequência e melhor distribuídos.

"Os preços do varejo continuarão menores até o final do ano e vamos usufruir também do benefício dos painéis, o que baixa o custo que chega ao consumidor", apontou Fernandez. O benefício da redução do IPI para painéis também foi prorrogado até o final do ano.

De acordo com ele, o empresariado avalia bem as medidas anunciadas e fica mais confiante com a retomada da economia e dos investimentos. "É um governo preocupado e o humor do empresariado tem melhorado", disse.

Tudo o que sabemos sobre:
MantegamedidasAbimóvel

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.