Abiplast: Produção de transformado plástico cresce 4,6%

A produção de transformados plásticos encerrou o primeiro semestre de 2013 com uma expansão de 4,6% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, segundo dados divulgados hoje pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). O resultado foi impulsionado pela alta de 7,5% na produção de laminados. No segmento de embalagens, a expansão foi de apenas 2% em igual base comparativa.

ANDRÉ MAGNABOSCO, Agencia Estado

28 de agosto de 2013 | 13h17

A despeito do resultado expressivo registrado na primeira metade do ano, a entidade prevê que o setor encerrará o ano com alta de apenas 1,5%. Isso porque a base de comparação do segundo semestre é mais robusta. Vale destacar que a produção de transformados plásticos encolheu quase 4% no primeiro semestre de 2012, pressionada pelo impasse sobre a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo e pelo câmbio desfavorável a indústrias exportadoras.

O levantamento da Abiplast mostra que o consumo aparente brasileiro de transformados plásticos alcançou R$ 29,3 bilhões no primeiro semestre, uma alta de 6,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A variação reflete a alta dos preços no setor: segundo a Abiplast, o índice de preço ao consumidor cresceu 3,92% no semestre.

Durante o primeiro semestre, o setor de transformados plásticos gerou 7,8 mil novas vagas e a produtividade setorial teve alta de 3,7%. Os transformadores plásticos também investiram R$ 733 milhões, expansão de 40% em relação ao mesmo intervalo de 2012. "Essa alta significou um retorno aos níveis médios de aquisição de máquinas e equipamentos e também foi influenciada por expectativas mais positivas dos empresários para o desempenho da economia para 2013", destacou a Abiplast em nota.

Tudo o que sabemos sobre:
Abiplastransformados plásticos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.