Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Abiquim: setor vende 8,77% menos em setembro

Vendas e produção do setor químico caíram em setembro, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Química. O índice de quantum das vendas internas teve recuo de 8,77% em setembro de 2013, sobre uma redução de 2,81% em agosto. No bimestre agosto-setembro, as perdas chegaram a 11,3% para a média do segmento. A produção recuou 1,44% em setembro, ante queda de 3,63% registrada em agosto, acumulando redução de 5,0% nos últimos dois meses.

AE, Agencia Estado

31 de outubro de 2013 | 11h38

Segundo a Abiquim, os resultados negativos já eram esperados por causa da parada programada de quase 40 dias para manutenção na unidade de petroquímicos básicos da Braskem, em Camaçari (BA), iniciada em meados de setembro e precedida de apagão de energia elétrica na região Nordeste em agosto.

No acumulado do ano até setembro a produção cresceu 0,61% e as vendas internas avançaram 0,77%, sobre igual período do ano passado, em parte favorecidas pela desoneração de PIS/Cofins sobre a compra de matérias-primas da primeira e da segunda geração petroquímica, estabelecida pela medida provisória 613/2013, no início de maio, e convertida na Lei 12.859 no início de setembro.

O volume exportado caiu 5,6% de janeiro a setembro de 2013, enquanto o volume importado cresceu 24,2%, apesar da desvalorização do real. O consumo aparente nacional (produção mais importação menos exportação), que mede a demanda nacional por produtos químicos, registrou aumento de 7,7% de janeiro a setembro deste ano, também em relação a igual período do ano anterior, conforme a Abiquim.

Tudo o que sabemos sobre:
Abiquimvendasetembro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.