
26 de março de 2009 | 13h31
As vendas reais nos supermercados cresceram 4,16% em fevereiro sobre o mesmo mês do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a janeiro, as vendas de fevereiro apresentaram queda de 5,37%. No acumulado de janeiro e fevereiro, as vendas subiram 5,37% ante igual período de 2008. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Em nota, a Abras destaca que o setor apresenta um resultado "expressivo", mesmo com os efeitos da crise financeira internacional. Na avaliação da entidade, "isso corrobora a tese de que o varejo de alimentos é o último a sentir os efeitos da crise". Sobre a queda em fevereiro ante janeiro, o documento ressalta ser efeito calendário, por fevereiro ter menos dias.
O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo pelo indicador Abras Mercado, como alimentos, limpeza e beleza, recuou 1,6% em fevereiro ante janeiro, para R$ 259,94. Já em relação a fevereiro de 2008, o valor está 12,15% superior. Os produtos da cesta que registraram as maiores quedas foram tomate (-12,64%), feijão (-7,20%) e carne bovina (-7,06%), enquanto as maiores altas foram no açúcar (13,76%), batata (9,42%) e ovo (7,08%).
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