Abras: venda de supermercados cai 6,27% em fevereiro

As vendas reais dos supermercados apresentaram crescimento de 6,73% em fevereiro em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo divulgou hoje a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com janeiro, as vendas tiveram queda de 6,27%. Já no primeiro bimestre de 2010, as vendas acumulam expansão de 7,67% sobre igual período de 2009. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

RODRIGO PETRY, Agencia Estado

31 de março de 2010 | 11h07

A Abras destaca que a comercialização de produtos nos supermercados apresentou "um crescimento expressivo" em fevereiro em comparação ao mesmo mês de 2009, assim como no acumulado do ano. Sobre a queda nas vendas em comparação a janeiro, a entidade destaca o fato de fevereiro ter menos dias úteis, por conta do feriado de carnaval.

O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, medido pela Abras e GfK, registrou uma alta de 1,67% em fevereiro ante janeiro, para R$ 268,25. Já em relação a fevereiro de 2009, houve aumento de 3,2% no valor dessa cesta. Os produtos da cesta que registraram as maiores altas em fevereiro ante janeiro foram tomate (+19,64%), açúcar (+9,67%) e biscoito cream cracker (+8,33%). As maiores quedas da cesta ficaram com a batata (-7,86%), feijão (-3,55%) e biscoito maisena (-2,99%).

Segundo o Índice Nacional de Volume de Vendas pesquisado pela empresa Nielsen para a Abras, os supermercados tiveram crescimento de 7,7% no volume das vendas no primeiro bimestre do ano em relação ao mesmo período de 2009. As vendas foram puxadas pelas bebidas alcoólicas e não alcoólicas com altas, respectivamente, de 16,1% e 12,7%.

Tudo o que sabemos sobre:
supermercadosAbrasvendas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.