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Ação de pequenas supera Ibovespa

Dispara a diferença entre valorização do índice e das small caps, que já acumulam alta de 91,9% no ano

Por Mariana Segala
Atualização:

As ações classificadas como small caps - de empresas com baixo valor de mercado - estão deixando para trás os papéis tradicionais da Bolsa de Valores de São Paulo. Nos últimos três meses, a diferença entre a valorização do Índice Small Cap, que reúne 50 papéis de empresas pequenas, e a do Ibovespa disparou. Ao fim de junho, enquanto o Ibovespa acumulava alta de 37% em 2009, o Índice Small Cap subia 45,9%. Até a última sexta-feira, a diferença tinha aumentado ainda mais - as empresas pequenas sobem 91,9% no ano, enquanto a alta da média do mercado é de 55,4%."Quando o mercado começou a voltar, com a percepção de que a crise já tinha atingido o fundo do poço, quem saiu na frente foram as empresas maiores", explica o gestor da corretora Um Investimentos, Hersz Ferman. "Mas depois de o preço das maiores se recuperar e se aproximar do valor justo, o dinheiro que entrou voltou a comprar small caps." A alta está tão intensa que investidores como o administrador Orlando Damasceno Gomes Júnior, de 28 anos, já se desfizeram dessas ações para embolsar o lucro recente. "Consegui recuperar tudo que tinha perdido durante a crise. De setembro para cá, estou ganhando 18%", conta.As small caps foram duramente penalizadas pela crise em 2008. O analista da gestora Fama, focada em small caps, Bruno Vargens diz que, com a falta de liquidez no mercado, os investidores acabaram vendendo estas ações a preços reduzidos."Em muitos casos, a queda das cotações nada teve a ver com desempenho operacional da empresa. No momento de pressão, a porta de saída das small caps é menor."Das 50 ações que compõem o Índice Small Cap, 26 registravam alta acumulada no ano de 100% ou mais até sexta-feira - o que não é necessariamente excessivo, já que seis delas ainda estão no negativo, se a cotação atual for comparada com a da véspera da quebra do banco Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008. "Isso mostra que há espaço para subir, ainda mais relativamente às grandes", diz Ferman.ENTENDAValor de mercado - valor de uma empresa com base no preço das ações negociadas no mercado multiplicado pela quantidade de papéis disponíveis.Valor justo - valor potencial de um negócio, estabelecido por processos de avaliação, em função da expectativa de geração de resultados projetados.

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