Ações asiáticas sobem refletindo ações de estímulo

As ações asiáticas subiram nesta sexta-feira, à medida que os investidores sentiam-se confortáveis com as recentes ações de bancos centrais para apoiar a economia global em meio a dados fracos.

Reuters

21 de setembro de 2012 | 08h34

Às 8h22 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,07 por cento e caminhava para um ganho semanal de 1 por cento.

O índice era puxado por aumentos nos setores de telecomunicações e tecnologia, uma vez que o iPhone5 da Apple Inc's chegou às lojas no mundo nesta sexta-feira.

As ações australianas ganharam 0,25 por cento, com as ações de energia subindo em meio a preços de petróleo mais altos.

O mercado em Hong Kong avançou 0,70 por cento e o índice Nikkei do Japão expandiu 0,25 por cento.

"O consenso geral no momento é que qualquer grande queda no mercado será apoiado pelo fato de que os bancos centrais estão felizes em agir", afirmou o analista de mercado do IG Markets Stan Shamu.

Na última semana, o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, e o BC japonês anunciaram mais afrouxamento monetário, e o Banco Central Europeu (BCE) recentemente divulgou um esquema para ajudar a diminuir os custos de empréstimo de países altamente endividados da zona do euro que pedirem ajuda.

A bolsa de Cingapura fechou em alta de 0,51 por cento, Taiwan avançou 0,35 por cento, enquanto o mercado em Xangai teve ligeira alta de 0,09 por cento.

(Reportagem de Chikako Mogi; reportagem adicional deClement Tan em Hong Kong)

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAASIAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.