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Ações da Apple têm a maior queda em quatro anos

Resultado pior que o esperado pelo mercado fez papel recuar 12,35% e empresa perder cerca de US$ 60 bi em valor de mercado

Por NOVA YORK
Atualização:

A Apple, maior empresa do mundo em valor de mercado, sofreu ontem seu maior revés na Bolsa dos últimos quatro anos. As ações da empresa fecharam em queda de 12,35% na bolsa eletrônica Nasdaq, refletindo a insatisfação do mercado com os resultados do primeiro trimestre fiscal, anunciados no dia anterior.A principal preocupação dos analistas foi com as vendas de iPhones na temporada de festas de fim de ano. Apesar de terem somado o número recorde de 47,8 milhões de unidades no trimestre encerrado em dezembro, a cifra ficou abaixo das estimativas, de pelo menos 50 milhões de unidades. Isso provocou um certo temor de que a empresa esteja perdendo terreno na batalha dos smartphones. Para o analista Peter Misek, da Jefferies & Co., a desaceleração do iPhone é "real e material" e deve permanecer. "Achamos que a Apple está perdendo as guerras em tamanho de tela", disse, assinalando que a demanda está migrando das telas de 3,5 e 4 polegadas para aquelas de 5 polegadas oferecidas por rivais como Samsung, HTC e Nokia.Com a queda de ontem, a Apple registrou, em apenas um dia, uma perda de cerca de US$ 60 bilhões em seu valor de mercado. A empresa fechou a quinta-feira valendo US$ 423 bilhões, e viu seu posto de maior empresa do mundo ser ameaçado pela petroleira ExxonMobil, que terminou o dia valendo US$ 416 bilhões.O Deutsche Bank reduziu o preço-alvo para a ação da Apple de US$ 800 para US$ 575, e afirmou que a empresa deveria começar a desenvolver um iPhone com preço menor para recuperar a perda de mercado.Sem lançamentos. Analistas também afirmaram que o crescimento da empresa está atrelado a novos produtos, mas ressaltaram que um lançamento não está no horizonte."Para reacelerar o crescimento, a Apple precisa principalmente lançar novos produtos, mas isso parece pouco provável antes de junho", disse o analista Stuart Jeffrey, da Nomura.A companhia tem sido alvo de rumores sobre estar desenvolvendo um televisor, mas até agora desviou a atenção de questões sobre sua existência. A Apple não lança uma nova linha de produtos há cerca de três anos, exceto por uma versão menor do iPad - indo atrás de rivais que já tinham lançado produtos nessa categoria.Alguns analistas têm questionado a estratégia da empresa de apostar sua fortuna em um único celular, enquanto outros afirmaram que uma versão mais barata do iPhone poderia compensar a perda de participação de mercado. / REUTERS

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