finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Acordo de líderes europeus é composto por 5 elementos

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou-se "muito satisfeita" com os resultados da maratona de reuniões de cúpula da zona do euro. Os líderes da região finalizaram ao amanhecer mais um acordo para socorrer a Grécia, que totaliza ? 130 bilhões e contempla um desconto voluntário nominal de 50% no pagamento para os detentores de bônus do país.

AE-DOW JONES, Agencia Estado

27 de outubro de 2011 | 02h53

O pacote consiste em ? 100 bilhões de ajuda e um "adoçante" de ? 30 bilhões em garantias de crédito oferecidas aos bancos. Isso é mais agressivo do que o desconto de 21% acertado em julho, medida que na época foi saudada com entusiasmo, mas que depois se mostrou insuficiente.

"Nós fechamos um acordo sobre um pacote abrangente que consiste em cinco elementos", anunciou Merkel. Esses elementos são: esforços a serem feitos pelos Estados-membros para colocar seus orçamentos em ordem, uma solução sustentável para a Grécia, o aperfeiçoamento do fundo de resgate da zona do euro, a recapitalização bancária e, finalmente, o fortalecimento do regime de estabilidade da moeda do bloco.

Merkel mencionou medidas adicionais anunciadas pela Espanha e pela Itália. Os mercados colocaram ambos os países sob pressão nos últimos meses e se intensificaram as dúvidas sobre a capacidade de ambos controlarem seus gastos. Para grande irritação de muitos alemães, o Banco Central Europeu (BCE) teve de se apressar e comprar a dívida dos dois no mercado secundário.

A Itália prometeu reduzir seu nível de endividamento para 113% do PIB em 2014, o que é "uma mensagem importante", na opinião da chanceler alemã. A dívida italiana atualmente representa 120% do PIB. As informações são da Dow Jones. (Hélio Barboza)

Tudo o que sabemos sobre:
EuropacriseacordoMerkel

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.