Acordo entre Furnas e chinesa vai explorar energia limpa

A empresa de energia Furnas informou hoje, em comunicado, ter firmado acordo de cooperação com a empresa China Three Gorges Corporation (CTGPC). O acordo, com validade de seis anos, estabelece parceria para buscar oportunidades técnicas e comerciais em energia limpa e renovável, além de intercâmbio de conhecimento e tecnologia.

ALESSANDRA SARAIVA, Agencia Estado

26 de setembro de 2011 | 15h19

A parceria foi estabelecida durante missão empresarial à China liderada pelo presidente de Furnas, Flavio Decat. A atuação conjunta das empresas não será apenas em solos brasileiro e chinês, mas também buscará oportunidades em todo o mundo.

Segundo o acordo, as prospecções de novas oportunidades no Brasil serão sempre coordenadas por Furnas e a CTGPC será sócia minoritária no capital da nova sociedade. Caso o negócio seja fechado na China, a estatal chinesa coordenará o processo, enquanto Furnas atuará como sócia minoritária.

Uma equipe de trabalho será formada em cada país, com o objetivo de discutir detalhes da implementação da cooperação bilateral e elaborar planos de ação para a seleção de projetos de investimentos conjuntos, intercâmbio de tecnologia e pessoal, além de programas de treinamento. Estão previstos, ainda, um intercâmbio técnico anual e a realização de workshops nos dois países.

A empresa, de acordo com informações de Furnas, construiu uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a de Três Gargantas, no Rio Amarelo, na China. Ainda segundo o comunicado, a CTGPC deve colocar em operação nos próximos dois anos projetos de geração hidrelétrica da ordem de 20 mil megawatts, bem como de energia eólica e solar.

Tudo o que sabemos sobre:
Furnasacordoenergia renovável

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.