carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

ACSP: demanda por crédito cresce pelo 3º mês seguido

A demanda dos consumidores por crédito subiu pelo terceiro mês consecutivo, segundo informações da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor aumentou 1% em julho ante junho, dado que confirma a tendência de recuperação da concessão de crédito no País verificada nos últimos meses, embora em um ritmo lento. Em junho, o indicador apresentou alta de 0,5% ante maio; em maio, o índice cresceu 4,5% em relação a abril.

ANNE WARTH, Agencia Estado

12 de agosto de 2009 | 18h51

"Nos últimos meses, o crédito e as vendas no varejo estão se recuperando, embora de forma gradativa. Não é uma recuperação espetacular, mas reflete a realidade de cidades grandes e pequenas de todas as regiões do Brasil", afirmou o economista-chefe da ACSP e coordenador nacional do indicador, Marcel Solimeo.

Segundo ele, a expectativa para o segundo semestre é de continuidade da expansão das operações de crédito, o que permitirá que haja aumento do consumo, produção e emprego. "Isso permitirá entrarmos em 2010 com um nível de concessão de crédito equivalente aos números de 2008", previu Solimeo.

Em julho, a procura por crédito em bancos, financeiras e no varejo teve elevação nas Regiões Norte (4%) e Sudeste (3,5%), mas caiu nas Regiões Sul (-5%), Nordeste (-1,5%) e Centro-Oeste (-1,5%).

Na comparação com julho de 2008, a demanda por crédito ainda registra queda de 20%. Segundo Solimeo, isso ocorreu porque a demanda por crédito em julho do ano passado foi muito significativa, 10% acima do registrado no mesmo mês de 2007. Ele disse também que a oferta de crédito ainda não foi normalizada para o pequeno varejo, que depende de bancos e financeiras de menor porte, ao contrário do que vem sendo verificado com as grandes empresas e instituições financeiras. "Ainda não estamos nos níveis pré-crise", afirmou.

A pesquisa foi realizada com base em consultas feitas em 2,2 mil cidades do País que possuem Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e em uma amostra de 25 milhões de registros.

Tudo o que sabemos sobre:
créditoACSP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.