Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Pagamento adiantado do 13° do INSS começa em abril; saiba como e quando receber

Primeira parcela corresponde a 50% do valor total do benefício, e será paga entre 25 de abril e 6 de maio

Redação, O Estado de S.Paulo

22 de março de 2022 | 08h17

O governo federal antecipou o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS pelo terceiro ano seguido. Veja quem pode receber e quando o dinheiro estará disponível. 

De acordo com o decreto nº 10.999, de 17 de março deste ano, a primeira parcela corresponderá a 50% sobre o valor do benefício e será paga entre 25 de abril e 6 de maio, junto a aposentadorias e pensões da competência do mesmo mês. A segunda parcela será paga de 25 de maio e 7 de junho, com valor correspondente entre a diferença dos 50% antecipados e o total do abono anual. 

O segurado que passou a receber o benefício depois de janeiro terá o valor calculado proporcionalmente ao início do pagamento do benefício. Os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. 

As famílias que recebem o Auxílio Brasil ou outro tipo de benefício assistencial, por lei, não têm direito ao décimo terceiro salário. 

Em geral, o pagamento do 13º é feito no segundo semestre do ano, mas em 2020 e 2021, o governo antecipou o benefício por causa dos efeitos da covid-19. "A antecipação tem o objetivo de amenizar os reflexos econômicos causados pela pandemia da covid-19 durante o ano de 2021, que ainda repercutem em 2022”, informou o Planalto. Além disso, o governo reiterou que a antecipação não tem impacto orçamentário, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano. 

A medida deve injetar R$ 56,7 bilhões na economia, segundo cálculos do Planalto. / COM INFORMAÇÕES DE AGÊNCIA BRASIL 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.