Agência da China planeja rebaixar EUA na próxima semana

"Nós definitivamente vamos rebaixar o rating, independentemente de haver um compromisso. Isso já gerou um golpe na confiança dos investidores"

Agência Estado,

28 de julho de 2011 | 11h31

A agência chinesa de classificação de risco Dagong Global Credit Rating planeja rebaixar os ratings dos EUA já na próxima semana, informou a agência Reuters em seu site, citando o presidente da empresa, Guan Jianzhong.

Guan afirmou que, mesmo se os legisladores norte-americanos evitarem um default (calote) da dívida, danos suficientes terão sido causados para justificar um rebaixamento. "Nós vamos agir em breve, provavelmente na próxima segunda ou terça-feira", declarou Guan.

"Nós precisamos ver se (os legisladores) chegam a um compromisso e ver o escopo desse compromisso, então decidiremos quão profundo será o corte no rating", explicou o presidente da agência.

A Dagong colocou os ratings dos EUA em observação no começo deste mês, depois de ter cortado a nota de classificação de AA para A+ em novembro do ano passado. "Nós definitivamente vamos rebaixar o rating, independentemente de haver um compromisso. Isso já gerou um golpe na confiança dos investidores", destacou Guan. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.