
11 de setembro de 2014 | 18h01
Um dia após o presidente eleito da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciar sua equipe, Draghi disse que também pode ser útil ter uma discussão sobre a postura fiscal geral da zona do euro, com o objetivo de aumentar o investimento público quanto possível.
Draghi destacou que o BCE, que na quinta-feira passada cortou as taxas de juros a mínimas históricas e lançou um novo programa para injetar dinheiro na economia da zona do euro, não consegue sustentar o bloco monetário sozinho.
"Minha mensagem principal hoje é que só se as políticas monetária, fiscal e estrutural trabalharem juntas a zona do euro verá o investimento voltar", disse ele em discurso preparado para o Eurofi Financial Forum em Milão.
Draghi disse que o Conselho do BCE "está pronto para adotar novas medidas se necessário", mas dedicou boa parte de seu discurso a reforçar a importância do investimento.
Destacando que o investimento empresarial na zona do euro teve apenas leve melhora desde 2008, embora esteja acima do nível pré-crise nos EUA, Draghi acrescentou: "Não veremos uma recuperação sustentável a menos que isso mude".
"Um aumento decisivo do investimento é essencial para trazer a inflação para mais perto de onde queremos que ela esteja, para estimular a economia e para reduzir o desemprego", disse.
(Reportagem de Paul Carrel)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.