carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Agricultura norte-americana vê piora nas condições de crédito

Volume de empréstimos com problemas "sérios" ou "importantes" do Fed, dobrou para 4% no segundo trimestre

Ana Conceição, da Agência Estado,

28 de agosto de 2009 | 11h58

Levantamento trimestral feito pelo Federal Reserve (Fed) de Chicago junto a instituições de financiamento agrícola mostrou que pioraram as condições de crédito dos produtores dos Estados Unidos. Uma das conclusões do estudo é que parte do setor agropecuário do Meio-Oeste do país enfrentará uma forte crise a menos que os preços dos produtos pecuários, como carne e leite, melhorem.

 

O levantamento mostrou que o volume de empréstimos com problemas "sérios" ou "importantes", segundo classificação do Fed, dobrou para 4% no segundo trimestre, ante o mesmo período do ano passado.

 

A situação é mais grave no setor de lácteos do Wisconsin, onde os produtores enfrentam queda de 41% nos preços, na comparação com 2008.

 

Cada vez mais produtores estão procurando renegociar os empréstimos ou estender prazos de pagamento e há uma dependência crescente dos recursos do governo, constatou o Fed. "O tom dos comentários feitos pelas instituições que responderam ao levantamento mostra profunda preocupação com os produtores agrícolas, especialmente se os preços dos produtos pecuários não aumentarem logo e se os prejuízos continuarem a se acumular", disse David Oppedahl, economista do Fed.

 

As condições de crédito se deterioraram em um momento de queda nos preços das commodities agrícolas. Ao mesmo tempo, a queda no valor dos ativos agrícolas, dados como garantias dos empréstimos também tornou mais difícil para os produtores conseguir dinheiro junto aos bancos. O valor da terra no meio-oeste norte-americano - Illinois, Indiana, Iowa, Michigan e Wisconsin - caiu 3% no segundo trimestre ante o mesmo período em 2008. Ali é a região onde se produz a maior parte da economia agrícola do país. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
AgriculturaEUAcrédito

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.