Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

‘Água virtual’ pode direcionar investimentos

Brasil não exporta apenas alimentos, mas 112 trilhões de litros de água doce usados na produção rural

O Estado de S. Paulo

20 de setembro de 2014 | 17h17

SÃO PAULO - Quantos litros de água são necessários para produzir 1 quilo de carne? A resposta é 10 mil litros. A metade dessa quantidade é usado na plantação de 1 quilo de milho. Isso quer dizer que, por ano, o Brasil não exporta apenas alimentos, mas também a água consumida pelo agronegócio. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Tecnologia (Unesco) estima que o País exporte o equivalente a 45 milhões de piscinas olímpicas de água doce.

O Brasil é o quarto maior exportador de água virtual do mundo, perdendo para Estados Unidos, Índia e China. Calcula-se que saem em forma de soja, arroz, e outras culturas, cerca de 112 trilhões de litros de água.

Num cenário de escassez, a chamada água virtual vai se transformar em um grande guia de políticas públicas para determinar onde devem ser direcionados investimentos no País. “Grãos a granel são decisivos para o comércio de água virtual. Isto é especialmente importante porque a água virtual tem a capacidade de ‘direcionar’ o consumo mais elevado de água e investimentos em infraestrutura para regiões geográficas mais produtivas e eficientes, melhorando assim o crescimento econômico e o bem-estar social, tanto em países ‘importadores’ de água como nos ‘exportadores’”, diz Warren Kreyzig, especialista em commodities agrícolas do Banco Julius Baer.

Lavoura. “O conceito de água virtual também será importante para avaliar o quanto uma cultura é viável ou não pela quantidade de água que consome”, diz Décio Zylbersztajn, coordenador do PENSA, Centro de Conhecimento em Agronegócio da Fundação do Instituto de Administração (FIA), da USP.

A água será mais um quesito entre tantos que hoje oneram o agronegócio. “A ineficiência em transporte e logística já são grandes gargalos que encarecem muito o agronegócio nacional”, diz Kreyzig. A água pode ser mais um no futuro. 

Tudo o que sabemos sobre:
foruns estadao brasil 2018

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.