AIE reduz previsão de demanda de petróleo para 2014

A instituição baseada em Paris, disse esperar um crescimento na demanda de 0,9 milhão de barris por dia em 2014

Estadão Conteúdo

11 de setembro de 2014 | 06h40

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu suas previsões para a demanda global de petróleo deste ano e de 2015. O relatório mensal de petróleo, a instituição baseada em Paris, disse esperar um crescimento na demanda de 0,9 milhão de barris/dia em 2014, 65 mil a menos do que a expectativa anterior.

De acordo com a AIE, o ritmo de crescimento da demanda foi o menor em dois anos e meio devido a fraqueza econômica da Europa e da China. A agência acredita que essa tendência deve continuar afetando o mercado.

Para 2015, a previsão de aumento da demanda foi reduzida em 100 mil barris, em relação ao último relatório. A AIE espera uma procura de 1,2 milhões de barris por dia no próximo ano.

No lado da oferta, a agência informou que a Arábia Saudita, maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) parece estar respondendo à redução da demanda com cortes na produção. O país reduziu em 330 mil barris por dia sua produção no último mês.

Globalmente, a AIE vê uma redução da oferta para 92,9 milhões de barris/dia, 395 mil a menos do que o esperado no último relatório. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
PetróleoAIE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.