carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Alemanha confirma crescimento de 0,3% do PIB no 2º trimestre

Revisão não altera dados iniciais e economia dá sinais de recuperação; no ano, queda do PIB é de 3,5%

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

25 de agosto de 2009 | 07h44

O Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) confirmou nesta terça-feira, 25, que o PIB do país teve crescimento positivo no segundo trimestre, dando sinais de recuperação econômica.

 

Na primeira revisão, os números ficaram inalterados em relação à alta de 0,3% divulgada originalmente para o Produto Interno Bruto (PIB) do país no segundo trimestre. No primeiro trimestre deste ano, o PIB contraiu-se 3,5%.

 

Em termos anuais, o PIB teve queda de 5,9% no segundo trimestre, também confirmando a primeira estimativa divulgada pelo Destatis no início do mês, e menor que a queda de 6,7% registrada no primeiro trimestre.

Os números anuais são ajustados para levar em conta que o segundo trimestre de 2009 teve três dias úteis a menos do que o mesmo período do ano passado.

 

As principais razões para a recuperação da economia foram o consumo doméstico, que tem sido sustentado por subsídios do governo para o descarte de carros usados e para que as empresas mantenham seus empregados trabalhando menos horas em vez de demiti-los. O consumo doméstico subiu 0,7% no trimestre, enquanto o consumo do governo cresceu 0,4%.

 

Além disso, as exportações líquidas tiveram contribuição positiva para a economia de 1,6%, ao passo que os estoques contribuíram negativamente com 1,9%.

Tudo o que sabemos sobre:
AlemanhaPIBmacroeconomiacrescimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.