bolsa

E-Investidor: Itaúsa, Petrobras e Via Varejo são as ações queridinhas do brasileiro

Almoço de Mantega com Augustin e Machado nesta terça gera especulação

Há rumores de que Mantega vai convidar o antecessor de Barbosa para o cargo de secretário-executivo, mas interlocutores dizem que ainda não há definição

Adriana Fernandes, da Agência Estado,

13 de maio de 2013 | 19h21

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, prefere alguém de fora do Ministério da Fazenda para substituir o secretário executivo demissionário, Nelson Barbosa, no cargo. Um almoço do ministro, marcado para amanhã com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e Nelson Machado (antecessor de Barbosa no cargo), acabou alimentando as especulações nos bastidores do Ministério da Fazenda em torno do nome do ex-secretário executivo, com quem Mantega mantém uma amizade de longa data e ainda costuma manter encontros regulares em Brasília e São Paulo.

Mas, segundo interlocutores do ministro, não há definição ainda porque o processo de saída de Barbosa acabou se precipitando em função da evolução do noticiário de fim de semana e de hoje. Vários nomes estão sendo sugeridos ao ministro, que pretende, no entanto, escolher com mais tempo e tranquilidade o sucessor de Barbosa.

Entre os nomes indicados ao ministro, estão o do secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, o presidente da Casa da Moeda, Francisco Franco, e o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique, integrante da equipe econômica mais próximo a Nelson Barbosa. Valdir Simão, no entanto, segundo fontes, não teria nenhuma chance de aprovação de Mantega. "Não sei de onde saiu o nome do Valdir. Parece mais uma vez queimação", comentou uma fonte, lembrando que Simão aparece em todas as listas de candidatos a cargo no Ministério da Fazenda.

Segundo interlocutores do ministro, o novo secretário deve conciliar um perfil de economista experiente em macroeconomia com o de gestor. O certo é que Mantega prefere deixar Augustin no Tesouro e não vê razões para a sua transferência para a secretaria executiva.

Tudo o que sabemos sobre:
mantegaaugustinmachado

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.