finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Alta do PIB confirma recuperação gradual, diz Tombini

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado na manhã de hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma a recuperação gradual da atividade econômica no primeiro semestre, segundo avaliação feita pelo presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, por meio de nota à imprensa. Ele previu também que a tendência é de intensificação da atividade não só na segunda metade deste ano, mas também em 2013.

CÉLIA FROUFE E EDUARDO CUCOLO, Agencia Estado

31 de agosto de 2012 | 12h40

De acordo com o IBGE, o PIB teve expansão de 0,4% no segundo trimestre do ano na margem (em relação a período imediatamente anterior); de 0,6% no primeiro semestre em relação à primeira metade de 2011 e de 0,5% no segundo trimestre de 2012 em relação a igual período do ano passado. "A demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, com o consumo das famílias sendo estimulado pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda", comentou o presidente do BC, no comunicado.

Tombini ressaltou também que os "sólidos fundamentos" e um "mercado interno robusto" constituem um diferencial da economia brasileira. "Dessa forma, mesmo diante do complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo deste segundo semestre e do próximo ano", previu.

Tudo o que sabemos sobre:
PIBIBGEBC

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.