seu bolso

E-Investidor: O passo a passo para montar uma reserva de emergência

Alta no consumo de combustível preocupa, diz ANP

O crescimento de 5% no consumo de combustíveis em 2013 tem pressionado a infraestrutura do País para armazenamento e distribuição desses produtos. A avaliação é do diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, (ANP), Florisval Carvalho.

ANTONIO PITA, Agencia Estado

12 de março de 2014 | 11h34

"O crescimento enorme que registramos traz desconfortos diante da nossa infraestrutura", afirmou o diretor, durante a apresentação do balanço do consumo de combustíveis em 2013, no Seminário de Avaliação do Mercado de Derivados, no Rio, nesta quarta-feira, 12.

Segundo Carvalho, em 2013 houve "problemas pontuais e regionais" de distribuição e abastecimento. "Há um crescimento forte no setor, mas os investimentos são aquém da realidade. Não falo dos investimentos públicos, mas sobretudo dos investimentos privados no que se refere à tancagem", completou Carvalho.

O diretor ainda acrescentou que a ANP adotou uma nova resolução, em 2013, para exigir maiores investimentos na área. A nova resolução, segundo ele, ainda não entrou em vigor. "Fizemos alteração para garantir que distribuidores, e não só os produtores, façam ajustes e investimentos para ter tranquilidade no abastecimento", afirmou.

Para 2014, a expectativa da ANP é de aumento no consumo de combustíveis na faixa entre 4% e 5% em relação ao ano anterior.

Tudo o que sabemos sobre:
ANPcombustíveisbalanço

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.