Publicidade

Ambiente de crédito global deve melhorar em 2018, diz Moody's

A agência vê uma tendência de ambiente favorável aos financiamentos, o que ajudará a compensar o aumento dos riscos de longo prazo, como a pressão provocada pelo envelhecimento da população sobre as finanças públicas

Foto do author Eduardo Laguna
Por Eduardo Laguna (Broadcast)
Atualização:

As condições de crédito devem continuar melhorando no ano que vem como resultado de um crescimento saudável da economia global, projeta a Moody's em relatório publicado nesta quarta-feira, 15, sobre perspectivas em relação ao crédito de diversos setores monitorados pela agência de classificação de risco.

A Moody's vê uma tendência de crescimento mais amplo da economia global a partir de 2018 Foto: Robson fernandjes/Estadão

PUBLICIDADE

A agência vê uma tendência de ambiente favorável aos financiamentos, o que ajudará a compensar o aumento dos riscos de longo prazo, como a pressão provocada pelo envelhecimento da população sobre as finanças públicas.

Mudanças tanto climáticas, que tendem aumentar o rigor sobre as emissões industriais, quanto de processos de produção, em decorrência da evolução tecnológica, também são citados como desafios que poderão influenciar na avaliação do risco de crédito das empresas.

++Agência de risco Moody's eleva nota de crédito da Petrobrás

A Moody's vê uma tendência de crescimento mais amplo da economia global a partir de 2018. A expectativa é de estabilidade, com avanço a um ritmo anual próximo a 2% entre 2017 e 2019, no crescimento das economias desenvolvidas. Já para os mercados emergentes, espera-se aceleração, com crescimento a uma taxa de 5,4% em 2018 e de 5,3% em 2019, após um crescimento de 5% esperado para 2017.

Mudança. "Nossa perspectiva é em geral mais positiva que no ano passado", afirma Elena Duggar, diretora-gerente da Moody's. "Embora ainda existam incertezas em relação às políticas comerciais e aos riscos políticos, tais questões foram reduzidas de certa forma", avalia.

++Retomada de grau de investimento ainda levará muito tempo

Publicidade

Segundo a agência de rating, o crescimento saudável da economia global abre o caminho para a reversão de estímulos monetários de economias avançadas. A recuperação econômica será acompanhada, porém, por incertezas sobre a duração do ciclo de crédito, dada a acumulação de riscos à estabilidade financeira após uma década de taxas de juros baixas, pondera a Moody's.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.