Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Americanas.com e Submarino promovem megaliqüidação

Pagamento em até 10 vezes sem juros. Frete gratuito em vários itens. Até 40% de desconto nas compras pagas com cartões de crédito MasterCard. Essas são algumas das vantagens da liqüidação que começa neste sábado nas duas maiores lojas virtuais do País, Americanas.com e Submarino. Instituída pela Câmara-e.net, a Semana do Varejo Online, que se transformará em tradição anual, deve antecipar as compras para o Natal ealavancar as vendas das pontocom no período.No Submarino, a expectativa é de que o volume diário de vendas duplique durante a semana de liqüidação, em relação às vendas efetuadas em período tradicional. "Trata-se da primeira semana do período natalino, quando o consumidor já está disposto a fazer suas compras", explica o presidente do shopping virtual, o maior do País em volume de vendas, Murillo Tavares. Em média, são comercializados 4 mil itens por dia no site. "Devemos chegar a 8 mil diários durante a liqüidação e de 12 mil a 13 mil na semana que antecede o Natal", calcula. O ranking dos mais procurados, entretanto, deve se manter inalterado: livros em primeiro lugar, seguidos por CDs. Em relação à receita gerada, eletroeletrônicos ficariam em primeiro - com 25% do faturamento, em decorrência de apresentarem preços mais altos - seguidos por livros (18%). O projeto De acordo Tavares, a idéia de organizar uma semana de liqüidações nasceu de discussões do comitê de comércio eletrônico da Câmara-e.net. "Desde o começo do ano falávamos em promover a liqüidação para aquecer as vendas no período que antecede o Natal", diz o executivo. "Convidamos outros sites porém somente nós e a Americanas.com tivemos dinheiro para arcar com a publicidade". Durante a elaboração do projeto, a MasterCard acabou aderindo como parceira. Juntas, as três investiram R$ 1 milhão, aplicados em marketing e promoção. Foi a entrada da bandeira da Credicard que possibilitou o parcelamento das compras em até 10 vezes se m juros - em ambas as lojas - e a isenção de frete para compras cujo pagamento é efetuado via cartão. O parcelamento em 10 vezes é válido para compras iguais ou superiores a R$ 600. Concorrência saudável O fato de as duas maiores lojas virtuais do País, e portanto grandes concorrentes, participarem da mesma promoção não assusta o Submarino. "A concorrência se dará como ocorre normalmente", acredita Tavares. "E temos três vezes mais pedidos do que eles", provoca. Para a Semana do Varejo Online, o Submarino preparou promoções surpresa e oferecerá frete grátis nas compras de produtos eletrônicos, eletrodomésticos, cinema e fotografia e informática, para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nos últimos 12 meses , o Submarino cadastrou 755 mil usuários. Nesse período, mais especificamente em julho, atingiu o equilíbrio financeiro. A expectativa de faturamento para o quarto trimestre é de R$ 45 milhões.Ofertas exclusivas O diferencial promocional das lojas virtuais deve ficar por conta das ofertas específicas. Se o Submarino planeja promoções surpresa, a Americanas.com também está reservando produtos a preços especiais. "Estamos buscando o internauta que ainda não fez su a primeira compra e aquele que já está habituado a comprar pela Internet", diz o gerente de comunicação da loja virtual, Beto Ribeiro. De acordo com Ribeiro, a Americanas.com espera vender 50% a mais quer o comercializado no Natal do ano passado e crescer, sobre a nova receita, outros 20% em decorrência da semana de liquidações. "Parte das vendas será relativa à antecipação das compras de Natal, porém as demais serão puxadas pela própria promoção", afirma.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.