Black Friday: americanos estão mais cautelosos com os gastos
Pesquisa mostra que só 32% planejam gastar mais do que no ano passado no fim de semana da Black Friday
Por Altamiro Silva Junior (Broadcast) e corresppndente
Atualização:
NOVA YORK - A data comercial mais esperada do ano nos Estados Unidos, a Black Friday, começa hoje com a expectativa de volume de venda maior que nos últimos anos, mas com o consumidor americano dando sinais de que será cauteloso nos gastos.
A previsão é que as vendas de fim de ano no país cresçam 3,7% e movimentem US$ 650 bilhões, ritmo de expansão menor do que o de 2014, que ficou em 4,2%, segundo estimativas da Federação Nacional de Varejo (NRF, na sigla em inglês) que consideram as vendas até o Natal.
Brasileiros e americanos vão às compras na Black Friday
1 / 10Brasileiros e americanos vão às compras na Black Friday
Black Friday 2015
Consumidor enche seu carrinho com um televisor, mas nem todos saem satisfeitos com as compras feitas na Black Friday. Vejaaquidicas para não cair em r... Foto: Alex Silva/EstadãoMais
Black Friday 2015
Para aproveitar os descontos daBlack Friday, consumidores acordaram cedo e fizeram fila na entrada da loja da Magazine Luiza no shopping Aricanduva. A... Foto: Felipe Rau/EstadãoMais
Black Friday 2015
É comum que funcionários recebam algum tipo de preparação especial para a Black Friday e até preleção motivacional antes do início das vendas. Da mesm... Foto: Felipe Rau/EstadãoMais
Black Friday 2015
Smartphones e outros eletroeletrônicos são muito procurados na Black Friday; Vejaaqui15 opções para adiantar o presente de Natal Foto: Felipe Rau/Estadão
Black Friday 2015
Os descontos abrangem produtos de quase todos os segmentos. Para evitar e combater anúncios enganosos, órgãos de defesa do consumidorfazem plantão con... Foto: Felipe Rau/EstadãoMais
Black Friday 2015
Clientes também fizeram filas antes de entrar em diversas lojas nos Estados Unidos, inclusive na unidade da franquia do Best Buy em Fairfax, no estado... Foto: Paul J. Richards/AFPMais
Black Friday 2015
CEO da Macy's, Terry Lundgren observa clientes entrarem na unidade da Herald Square, em Nova York. A loja de departamentos é uma gigante do ramo do va... Foto: Andrew Kelly/ReutersMais
Black Friday 2015
Mulher sai cheia de sacolas da loja da Macy's na Herald Square Foto: Andrew Kelly/Reuters
Black Friday 2015
Disputa por certosartigos chegam a ficar acirradas em alguns casos Foto: Andrew Kelly/Reuters
Black Friday 2015
A Black Friday se aproveita do início da temporada de festas nos Estados Unidos. Na quinta-feira, 26, foi o tradicional feriado de Ação de Graças no p... Foto: Yana Paskova/Getty Images/AFPMais
PUBLICIDADE
A Black Friday, que sempre ocorre na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, dá a largada oficial para a temporada de vendas de fim de ano nos Estados Unidos. Redes como as gigantes Walmart, BestBuy e Target vêm anunciando agressivamente suas promoções em comerciais na tevê, encartes nos jornais e na internet. O consumo responde por quase 70% da economia dos Estados Unidos, mas os indicadores recentes indicam que o americano tem preferido poupar nos últimos meses, mesmo com a melhora da economia e do mercado de trabalho, que têm criado 230 mil vagas em média por mês.
Mesmo a queda do preço do petróleo, que nos EUA é repassada imediatamente ao preço dos combustíveis, não foi suficiente para fazer o consumo crescer a taxas mais expressivas. Em outubro, as vendas no varejo tiveram aumento de apenas 0,1%, seguindo dois meses de vendas estagnadas. Isso mesmo com indicadores, divulgados na quarta-feira, mostrando aumento de 0,4% na renda das famílias no mês passado.
Para o economista-chefe da consultoria Pantheon Macroeconomics, Ian Shepherdson, a expectativa é que esse aumento da poupança se mostre temporário e as famílias usem os recursos extras guardados até agora para reforçar as compras de fim de ano. Os consumidores chegam à temporada de vendas de Natal nos EUA, diz ele, com dinheiro na conta bancária, menos dívidas e com menos temores sobre os rumos da economia. Os índices de confiança dos consumidores americanos na economia estão em níveis históricos de alta, ao contrário dos brasileiros, que caíram para níveis historicamente baixos. O índice calculado pela Universidade de Michigan subiu para 91,3 em novembro.
Os economistas do banco Wells Fargo, Eugenio Alemán e Michael Brown, projetam um ritmo de crescimento de 3,4% para as vendas de fim de ano nos EUA, um pouco menos que a aposta da NRF. Para eles, a falta de pressão inflacionária no país, a melhora do mercado de trabalho e a maior confiança nos rumos da economia demonstrada pelos americanos apontam para um bom final de ano para o varejo, mas com os consumidores cautelosos. O gasto médio por pessoa deve ficar em US$ 805,65, não muito diferente do ano passado, de US$ 802,45.
Confiança. Uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers sobre as intenções de gastos neste final de ano nos EUA mostra que os consumidores estão "otimistas, mas cautelosos", com 53% planejando gastar o mesmo montante que no ano passado e uma menor parte (32%) afirma que pretende gastar mais. No ano passado, 136 milhões de americanos fizeram compras no fim de semana que começa com a Black Friday.
Publicidade
Dez dicas para fazer boas compras na Black Friday
1 / 10Dez dicas para fazer boas compras na Black Friday
1- Lista
Faça uma lista de compras para evitar o consumo por impulso;veja aquimais informações Foto: Reprodução
2- Pesquisa
Comece a pesquisar os preços nas lojas físicas e nos sites desde de já. Com a crise, as lojas devem antecipar a promoção este ano;veja aquimais inform... Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADAOMais
3 -Ajuda
Órgãos de defesa do consumidor e sites de busca de preços podem ajudar. O Procon-SP vai liberar no seu site uma lista com preços de mais de 100 produt... Foto: Free ImagesMais
4- Documentação
Fotografe ou imprima as ofertas. Se o varejista subir o preço durante o dia da promoção, o que não é permitido pelo CDC, você terá documentação para p... Foto: REUTERS/Shannon Stapleton Mais
5- Desconto
Desconfie de descontos elevados para itens de maior valor Foto: REUTERS/Jonathan Alcorn/Files
6- Frete
Leve em conta o frete cobrado pelas lojas virtuais na hora de comparar preço com a loja física;veja aquimais informações Foto: Divulgação
7- Fora de Linha
Verifique se o produto ofertado está fora de linha e se tem peça de reposição. Dê preferência para as lojas que informam o estoque disponível para ven... Foto: REUTERS/Rick WilkingMais
8- Reputação
Compre de lojas e sites conhecidos e com boa reputação. Há sites falsos que imitam lojas tradicionais. O site ReclameAqui vai criar um selo atestando ... Foto: ALEX SILVA/ESTADAOMais
9- Pagamento
Dê preferência a lojas que aceitam pagamento por meio de plataformas eletrônicas seguras nas quais o número do cartão de crédito não é informado diret... Foto: EstadãoMais
10- CDC
As regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC) também são válidas para as compras feitas na promoção;veja aquioutrasinformações Foto: REUTERS/Kevork Djansezian