PUBLICIDADE

Analistas indicam empresas com resultados abaixo das expectativas

A temporada de balanços do primeiro trimestre deste ano ainda não chegou ao fim, mas já causa movimentação nas carteiras recomendadas

Por Karin Sato
Atualização:

A temporada de balanços do primeiro trimestre deste ano ainda não chegou ao fim, mas já causa movimentação nas carteiras recomendadas. A aposta, no entanto, nem sempre é nas ações das empresas que apresentaram bons números. Os analistas tentam enxergar além e buscam oportunidades também em casos em que os resultados financeiros decepcionaram, mas onde avaliam haver chances de o jogo virar.

Veja as ações recomendadas que tiveram as maiores altas na semana Foto:

PUBLICIDADE

A Lerosa Investimentos, por exemplo, trocou a administradora de shoppings center BRMalls pela certificadora digital Valid. A ação da empresa, entre segunda-feira, 8, e o último pregão, na sexta-feira, 12, declinou 6,5%. Apenas na sessão de quinta-feira, 11, o recuo foi de cerca de 10%.

“A entrada na carteira ocorre após o forte desempenho negativo do papel, com a pressão dos resultados ruins nos segmentos de meios de pagamento e de Telecomunicações, além do impacto advindo das operações internacionais”, explica o analista Vitor Suzaki, da Lerosa Investimentos. “Porém, esperamos que uma retomada da atividade econômica traga melhora aos resultados da companhia”, acrescenta.

A respeito de BRMalls, o analista explica que o papel já teve forte desempenho e existe a possibilidade de pressão no curto prazo, devido à oferta de ações divulgada recentemente, o que significa chance de diluição dos atuais acionistas.

Já a XP Investimentos substituiu Hypermarcas por Lojas Americanas. Os papéis tiveram desvalorização de mais de 3% no último pregão, após a publicação dos resultados de janeiro a março. A queda gerou uma janela de oportunidade, diz o time de análise.

“O resultado foi afetado fortemente pela base difícil de comparação, já que, em 2016, a Páscoa aconteceu em março, e, neste ano, em abril. De forma a expurgar esse efeito, a empresa também reportou a receita bruta, venda mesmas lojas e Ebitda dos quatro primeiros meses de 2017, na comparação a 2016”, explica a analista Bruna Pezzin, da XP. A visão é de que os números que excluem o efeito Páscoa vieram em linha e saudáveis. A ação da Hypermarcas, por sua vez, apresenta menor potencial de valorização.

A exemplo do que ocorreu com o portfólio da Lerosa Investimentos, BRMalls também saiu da carteira da Terra Investimentos, para entrada de CCR, empresa da área de concessões. O analista Regis Chinchila considerou o balanço do primeiro trimestre da CCR positivo, com redução de alavancagem e perspectiva de crescimento.

Publicidade

Com uma indicação um pouco mais arriscada, a Magliano Corretora incluiu a Oi em seu portfólio. Os analistas enxergaram como positivo o prejuízo 89% menor apresentado pela companhia, na comparação com igual intervalo de 2016. “Além disso, estamos acompanhando o andamento do processo de recuperação judicial e acreditamos que a empresa está trilhando o caminho certo para alcançar o sucesso em sua reestruturação”, diz justificativa da corretora.

Na carteira da Magliano, entrou ainda a Copel. “Acreditamos que a companhia está em um momento interessante para entrada, pois está sendo negociada a apenas 58% de seu valor patrimonial, e gerando resultados positivos, porém mais tímidos”, diz a equipe.

Por fim, a corretora trocou Bradesco por Itaú Unibanco. Os profissionais acreditam que Itaú apresentou resultado trimestral superior.

Veja quais são as ações mais indicadas pelas principais corretoras do País:

BANCO FATOR Itaú Unibanco PN Weg ON Cielo ON Equatorial ON Sabesp ON

BB INVESTIMENTOS Cia Hering ON Itaú Unibanco PN Klabin UNIT Iochpe-Maxion ON Raia Drogasil ON

BRADESCO BBI Magazine Luiza ON Lojas Renner ON Banco do Brasil ON Iochpe-Maxion ON Cesp PNB

Publicidade

CITI  EcoRodovias ON Gerdau PN Itaú Unibanco PN Petrobras PN Taesa UNIT

COINVALORES São Carlos ON EzTec ON Alupar UNIT  B3 ON RaiaDrogasil ON

GUIDE INVESTIMENTOS Petrobras PN Cesp PNB Hypermarcas ON Rumo ON Sabesp ON

LEROSA Itaú Unibanco PN Hypermarcas ON Valid ON Petrobras PN Sanepar PN

MAGLIANO Itaú Unibanco PN Petrobras PN Copel PNB Fibria ON Oi PN

PLANNER Klabin UNIT Itaúsa PN Taesa UNIT Telefônica Vivo PN Kroton ON

QUANTITAS Petrobras PN Gerdau Metalúrgica ON Braskem PNA Guararapes ON SLC Agrícola ON

Publicidade

RICO Sanepar PN Ambev ON Light ON Santander UNIT Usiminas PNA

SANTANDER CORRETORA Petrobras PN CVC ON Equatorial ON Itaú Unibanco PN B3 ON

TERRA INVESTIMENTOS Itaúsa PN CCR ON Gerdau PN Cielo ON Petrobras PN

XP INVESTIMENTOS Lojas Americanas PN Pão de Açúcar PN Itaú Unibanco PN Petrobras PN Banco do Brasil ON

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.