Publicidade

Analistas preveem fim da recessão nos EUA no 3º trimestre

Previsão é de contração de 2,6% do PIB norte-americano neste ano e crescimento de 2,3% em 2010

Por Marcilio Souza e da Agência Estado
Atualização:

A maior parte dos economistas acredita que a recessão nos EUA vai acabar neste trimestre, mas a recuperação deverá ser lenta, de acordo com uma pesquisa mensal publicada nesta segunda-feira, 10, pela Blue Chip Economic Indicators. A mediana das previsões dos 51 especialistas ouvidos na pesquisa é de contração de 2,6% do PIB dos EUA este ano e crescimento de 2,3% em 2010.

 

Veja também:

Apenas cerca de um sexto desse grupo acredita que a recuperação será robusta, em forma de V, como geralmente ocorre após uma recessão profunda. Outro sexto prevê que a retomada terá a forma de W, com um período adicional de debilidade no ano que vem após um certo vigor no último semestre deste ano.

 

Os demais - aproximadamente dois terços do total - projetam uma recuperação em U, com um crescimento abaixo da tendência de longo prazo até o final do ano que vem.

PUBLICIDADE

 

Os gastos dos consumidores deverão continuar fracos durante o ano que vem, dizem os especialistas. A maior parte deles também prevê inflação contida e um desemprego prolongadamente elevado até o final de 2010; o índice de preços ao consumidor é projetado em 1,9% para o ano que vem, e a taxa média de desemprego, em 9,9%. Em julho, a taxa de desemprego nos EUA foi de 9,4%. As informações são de agências internacionais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.