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Anatel quer plano para redução de queixas contra operadoras de TV a cabo

Agência convocou representantes de GVT, Embratel, Sky e Oi para reunião; com os planos, órgão espera 'trazer níveis aceitáveis de reclamação' de clientes

Por Anne Warth e da Agência Estado
Atualização:

BRASÍLIA - O superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marconi Maia, afirmou nesta quinta-feira, 27, que o órgão regulador poderá chamar mais empresas que atuam no segmento de TV por assinatura para cobrar planos de ação para solucionar as reclamações apontadas pelos clientes.

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O órgão regulador convocou representantes das empresas GVT, Embratel e Net para reunião nesta manhã e, à tarde, receberá Sky e Oi. Outras empresas que atuam no setor, como Telefonica/Abril e TVA Digital, entre outras, não foram chamadas. "Elas não apareceram no nosso controle como sendo ofensoras de algo que justificasse uma reunião inicial. Mas já fomos alertados sobre outros números e já alertei a equipe que volte a visitar os números. Poderemos chamá-las, sim", afirmou.

De acordo com o vice-presidente de Operações da Net, Daniel Barros, o número de reclamações da companhia, de 0,70 por mil assinantes, está um pouco acima da meta da Anatel (0,65 por mil). "Há empresas que não estão aqui e têm indicadores piores que a Net", afirmou, sem citar nenhuma empresa de forma específica. "Temos menos reclamações do que tínhamos há um ano, porcentualmente e no todo", reiterou.

Segundo o executivo, a Net deve apresentar em 30 dias os planos de investimento da empresa em treinamento, tecnologia, redundância da rede, serviços e infraestrutura. Neste ano, foram cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos. Segundo ele, a ideia é elevar os gastos com atendimento e treinamento de operadores para adequar-se aos parâmetros da Anatel.

"Entendemos que atender os indicadores de qualidade e ser a melhor empresa do setor não é questão de lei, mas de mercado e concorrência, pois a agressividade do mercado é elevada. É uma questão de sobrevivência", afirmou.

Maia, da Anatel, disse que a Net possui os melhores indicadores em termos de atendimento comparativamente às concorrentes, mas ponderou que ainda assim a meta do órgão regulador não está sendo atendida. "É isso que estamos cobrando, um plano de ação para que a Net retorne aos níveis que já alcançou no passado."

O superintendente disse ainda que é improvável que a Anatel chegue a punir as empresas de TV por assinatura com suspensão de vendas, pois essa ação não teria resultado na melhoria do serviço. "Eu não acredito que chegaremos a esse ponto. Com os novos planos, acredito que conseguiremos trazer para níveis aceitáveis essas reclamações." 

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