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Andorinha cria parceira para Louro José

Por Marili Ribeiro
Atualização:

O Louro José arranjou uma namorada. Quem patrocinou o encontro com a "Andorinha Dorinha" foi a fabricante de azeites portuguesa Sovena. A Andorinha, marca de exportação da empresa, assumiu o "corpinho" de um boneco que, no programa de Ana Maria Braga, vai fazer par com o Louro. A ação de merchandising entra no ar na quarta e dura até o fim de novembro."Queríamos aproximar mais a marca do público brasileiro, que é um enorme mercado para nós. Basta dizer que, em seis anos, desde que assumimos a marca Andorinha, quintuplicamos as vendas no Brasil", diz Luis Santos, vice-presidente de marketing da companhia. O potencial do mercado nacional é imenso, já que o consumo anual per capita é de 200 ml. Em Portugal é de quase 7 litros. Na Grécia, onde se usa azeite até para frituras, o consumo é de 20 litros por ano por pessoa.Com essa perspectiva, a maneira de expandir o negócio da Sovena no Brasil depende diretamente da popularização do uso do azeite. "O programa da Ana Maria Braga está em linha com nosso produto. A ação ficará oito meses no ar com conteúdo e diversão que não se limita ao merchandising convencional. Aliás, acredito que as antigas práticas nessa área não surtem mais efeito, porque o consumidor está cansado delas. São agressivas e pouco críveis."A Andorinha Dorinha foi criada pela agência NBS e, além de estrelar o romance com o Louro José, vai encabeçar todas as peças da campanha composta por anúncios em revistas, material para pontos de venda, além de ações nas redes sociais.A história de amor entre as duas aves começou no carnaval. "Temos um relacionamos de anos com a Globo, mas admito que, pela primeira vez, senti que eles estavam mais envolvidos do que o habitual. A proposta da personagem da forma como foi concebida não só vai gerar conteúdo para o programa como também dará à Globo a possibilidade de renovar o seu próprio personagem", avalia Santos.Na concepção do diretor de criação da NBS, Cássio Faraco, a Dorinha é uma andorinha "descolada, moderna, viajada, uma imagem que foge completamente da comunicação da categoria". O conjunto das ações realizadas pela Sovena para ampliar suas vendas no Brasil somam um investimento da ordem de R$ 5 milhões.Fundada no fim da década de 1920, a Sovena adquiriu em 2004 a marca Andorinha, hoje comercializada em mais de 70 países. No Brasil, a marca está posicionada em segundo lugar no mercado de azeites finos.

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