Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Aneel publica edital do leilão A-3

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou em seu site o edital do leilão de energia nova A-3 que será realizado em 18 de novembro. A licitação vai contratar empreendimentos de geração hidrelétrica, eólica, solar e termelétrica - a biomassa ou a gás natural em ciclo combinado - para fornecimento de energia a partir de janeiro de 2016.

LUCI RIBEIRO, Agencia Estado

18 de outubro de 2013 | 09h05

Serão vencedores do leilão os empreendedores que ofertarem as menores tarifas. No caso de empreendimentos hidrelétricos, os contratos terão prazo de 30 anos. Já as centrais eólicas, empreendimentos solares e termelétricas terão contratos com prazo de 20 anos.

O documento, aprovado semana passada pela Agência, aponta que o Custo Marginal de Referência (CMR) será de R$ 126,00 por Megawatt-hora (MWh). Pela primeira vez poderão participar do leilão empreendimentos de geração solar, na modalidade por disponibilidade, cuja potência seja igual ou maior que 5 MW e Custo Variável Unitário (CVU) igual a zero. Os leilões ''A-3'' são aqueles que nos quais o início do suprimento ocorre dentro de três anos.

Tudo o que sabemos sobre:
energiaAneelleilão A-3

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.