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Anfavea refuta artigo sobre ‘carros mortais’ e culpa motoristas e vias ruins

Nota oficial da associação que congrega as montadoras responde reportagem da Associated Press

Economia & Negócios,

14 de maio de 2013 | 17h51

 

SÃO PAULO - A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entidade que representa os fabricantes de veículos instalados no Brasil, divulgou nota para responder à reportagem da agência de notícias Associated Press, dos Estados Unidos.

A reportagem intitulada "Carros feitos no Brasil são mortais", divulgada no domingo no site do jornal The New York Times", acusa as montadoras de produzirem carros menos seguros no Brasil, para terem lucros maiores. A Anfavea disse considerar a reportagem 'lamentável' e refutou a relação feita na reportagem entre a qualidade dos automóveis e as mortes no trânsito.

Segundo a Anfavea, muitas vidas são salvas pela qualidade dos veículos brasileiros. A associação afirma que os acidentes são causados pela inabilidade dos motoristas ou precariedade das vias.

Eis a íntegra da nota da Anfavea: "A indústria automobilística brasileira tem uma longa experiência na produção de veículos. São quase 60 anos no aperfeiçoamento dos sistemas de fabricação e melhoria de qualidade e segurança. Lamentável, portanto, quaisquer correlações entre o número de vitimas no trânsito com os indicadores de qualidade dos veículos produzidos no Brasil.

Existem vários fatores que influenciam nos acidentes, desde condições das estradas, inabilidade dos motoristas - provocada muitas vezes pelo consumo de álcool, psicotrópicos ou mesmo cansaço excessivo - além da precariedade do estado de conservação dos próprios veículos - pneus desgastados, falta de manutenção, iluminação deficiente, afora eventuais desrespeitos à sinalização de trânsito.

A realidade é que muitos ocupantes são salvos exatamente pela boa qualidade dos veículos produzidos no País, com a adoção de todos os quesitos de segurança passiva e ativa regulamentados pelo Contran. Mais ainda: a indústria cumpre todas as prescrições de segurança regulamentadas pelos órgãos de governo e atestadas por ensaios realizados conforme procedimentos normatizados e auditáveis.

As normas e sistemas produtivos existentes no Brasil são os mesmos adotados pelos mais avançados centros produtivos. Como a maioria das plataformas são mundiais, as especificações são idênticas e os cuidados com a produção são os mesmos. Quando existem alterações, na denominada tropicalização dos produtos, são para deixar os veículos ainda mais robustos e seguros para as respectivas aplicações.

O alto estágio da engenharia automotiva nacional tem permitido que as montadoras brasileiras hoje desenvolvam modelos para os mercados mais exigentes, como tem assegurado que a qualidade construtiva dos produtos aqui feitos sejam iguais ou até melhores do que os produzidos em qualquer outro país, ressalta Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea".

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