Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

ANP diz que 18 empresas mostraram interesse no Libra

Desse total, onze empresas já manifestaram interesse formal em participar do leilão

Sabrina Valle, da Agência Estado,

18 de setembro de 2013 | 10h05

RIO - A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, confirmou nesta quarta-feira, 18, que 18 empresas adquiriram o pacote de dados sobre o prospecto de Libra, que será leiloado em outubro, na primeira rodada do pré-sal. Onze empresas já manifestaram interesse formal de participar do leilão, segundo levantamento confirmado na terça-feira, 17, à noite.

Magda participa nesta quarta-feira, 18, de audiência pública sobre a 12ª rodada de licitações, voltada para gás em terra e marcada para novembro. Segundo a superintendente de Promoção de Licitações da ANP, Cláudia Rabello, a 12ª rodada terá o vencedor decidido por três fatores.

O bônus de assinatura terá 40% do peso da oferta, o programa exploratório mínimo outros 40%, e o conteúdo local, 20% (sendo 15 pontos para exploração e 5 pontos para a fase de desenvolvimento).

As regras são semelhantes às aplicadas na 11ª rodada realizada em maio, já que seguem o contrato de concessão. A exigência de conteúdo local, no entanto, é maior, por se tratar de blocos em terra.

Na fase de exploração, o conteúdo local mínimo será de 70% e o máximo, de 80%. Na fase de desenvolvimento, o mínimo será de 77% e o máximo, de 85%.

As empresas poderão ultrapassar o porcentual, só não poderão usar porcentuais maiores como peso para a oferta.

Uma das mudanças que a ANP implementou para este leilão será a exigência de o vencedor perfurar um poço estratigráfico até rocha geradora, exceto na bacia do Acre Madre de Dios, onde não haverá a exigência.

As licenças ambientais serão para recursos convencionais de óleo e gás. Caso seja descoberto recurso não convencional, as empresas precisarão obter licenças específicas para atividades de exploração e produção de recursos não convencionais.

"Isso vai acontecer após um longo período de exploração", disse Cláudia.

Tudo o que sabemos sobre:
pré-salLibraMagda Chambriard

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.