Jacquelyn Martin/AP
Jacquelyn Martin/AP

Apagão atinge Washington e deixa Casa Branca no escuro

Explosão em estação de energia teria causado o corte de energia elétrica na capital dos Estados Unidos, afetando 8 mil consumidores

O Estado de S. Paulo

07 de abril de 2015 | 15h40












Atualizada às 16h48

Um apagão atingiu a capital dos Estados Unidos nesta terça-feira, 7, e deixou vários prédios do governo norte-americano em Washington, incluindo a Casa Branca, o Departamento de Estado e vários museus, no escuro. Segundo o Departamento de Segurança Nacional, o problema foi causado por uma explosão em uma estação de energia localizada em Maryland.

Na Casa Branca e no Capitólio, geradores de emergência foram acionados rapidamente, deixando os prédios do governo sem luz apenas por alguns instantes. A sala usada para coletivas de imprensa na Casa Branca ficou sem energia elétrica por volta da hora do almoço. No Departamento de Estado, uma porta-voz precisou encerrar seu pronunciamento a jornalistas no escuro.

Alguns semáforos de Washington desligaram, e a companhia de transporte público da cidade informou que 14 das 91 estações da cidade foram afetadas. A queda de energia elétrica não afetou a circulação de trens, mas algumas estações precisaram acionar luzes de emergência e desligar os elevadores e escadas rolantes.

Todo o campus da Universidade de Maryland foi afetado, e cinco museus do Instituto Smithsonian foram esvaziados e fechados ao público, incluindo o Museu de Ar e Espaço e o Museu Nacional do Índio Americano.

Segundo o Departamento de Segurança Nacional, cerca de 8 mil clientes foram afetados. (Com informações da Reuters e da AP)


Notícias relacionadas

    Encontrou algum erro? Entre em contato

    O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.