Daniel Teixeira/Estadão
Daniel Teixeira/Estadão

Apesar da crise, varejo pode aumentar faturamento da Black Friday em 29%

Setor apresentou melhora em todas as datas sazonais do ano

Gabriel Wainer, O Estado de S.Paulo

20 de novembro de 2018 | 05h00

A Sorocred, empresa de cartões de crédito, realizou um estudo no qual prevê um crescimento substancial de 29% no faturamento das vendas do varejo na Black Friday deste ano, que cai na próxima sexta-feira, dia 23 de novembro

A previsão foi calculada com base no aumento das vendas em outras datas comemorativas durante este ano em comparação com as mesmas datas do ano passado. O faturamento médio nestas datas aumentou 28%, com destaque para o Dia das Mães, que apresentou aumento de 30%, e o Dia da Mulher, com resultado 29% melhor do que em 2017. 

Além do faturamento, o número de transações e o gasto médio de cada cliente nestas datas também apresentou aumento. O Dia das Crianças, última data comemorativa relevante para o comércio, apresentou crescimento de 11% no número de transações. A previsão para a Black Friday, no entanto, é de um aumento de 16%. 

De acordo com o sócio-diretor da Sorocred, Túlio Saraval,  esse aumento se deve à recuperação da confiança do consumidor. “Em outubro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas avançou 4,0 pontos, ao passar 82,1 pontos para 86,1 pontos, o que aponta que o consumidor está confiante e esperançoso quanto aos próximos meses. Isso tem um impacto direto nas vendas”, afirma o executivo.

Público dominante na Black Friday

Ainda de acordo com o estudo, as mulheres continuarão dominando a maior parte das compras na Black Friday. Em 2017, elas foram responsáveis por 62% do público comprador. Para este ano, a empresa não identificou tendência de mudança nesse número. 

Acesso liberado

Estado vai liberar aos leitores todo o conteúdo de seu portal durante a edição da Black Friday de 2018, que acontece no dia 23 de novembro. A cobertura especial vai começar na meia-noite do dia 23 e permanecerá até 0h01 de 24 de novembro.

Os leitores vão contar com cobertura em tempo real, transmissões ao vivo dos repórteres da editoria de economia e informações exclusivas desta que é a principal temporada de compras do ano no Brasil, atrás apenas do Natal.

Para Entender

Como fazer a sua inscrição

O Summit Imobiliário é o maior evento do setor no Brasil e está marcado para o dia 16 de abril. O site do encontro (summitimobiliario.com.br) apresenta todas as informações necessárias para você realizar sua inscrição. Confira!

Mais conteúdo sobre:
Black Fridayvarejocomércio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.