Publicidade

Após relatos de atividade ilícita, ações do HSBC fecham no menor nível desde 1995

Papéis do banco britânico tiveram forte queda na Bolsa de Hong Kong e caem 5% em Londres

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

As ações do banco britânico HSBC, listado na Bolsa de Valores de Hong Kong, fechou esta segunda-feira, 21, em seu nível mais baixo desde meados de 1995, depois que vários meios de comunicação publicaram uma investigação que mostraria que a entidade permitiu que milhões de dólares fossem transferidos de forma fraudulenta. A denúncia também inclui o banco britânico Standard Chartered

Pedestres passando em frente ao logo do HSBC em Hong Kong Foto: Isaac Lawrence/AFP

PUBLICIDADE

Os papéis do HSBC encerraram o dia valendo US$ 3,78, o que representa uma queda de quase 52% desde o início do ano e quase 81% em relação ao pico histórico, alcançado em 2007, pouco antes da crise financeira global.

As alegações, feitas pelo site BuzzFeed News em parceira com organizações noticiosas que incluem o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, pela sigla em inglês), se baseiam em documentos vazados sobre transações de mais de US$ 2 trilhões ocorridas principalmente entre 2011 e 2017.

Os documentos foram submetidos à Rede de Combate a Crimes Financeiros (FinCEN), órgão do Departamento do Tesouro dos EUA, e detalham operações supostamente ligadas a crimes financeiros, como lavagem de dinheiro. "Assumimos nossa responsabilidade de combater crimes financeiros de forma extremamente séria e temos investido substancialmente em nossos programas de conformidade", disse o Standard Chartered ao The Wall Street Journal. Procurado, o HSBC ainda não se pronunciou sobre a alegação.

Os recursos ilícitos teriam sido movimentados num período de quase duas décadas, segundo a agência de notícia Reuters.

O HSBC está sediado em Londres - onde também está listado na Bolsa - mas foi originalmente fundado em Hong Kong em meados do século 19 e continua a manter a maior parte de sua atividade no continente asiático. Na Bolsa inglesa as ações do HSBC fecharam com queda de 5,20% na manhã desta segunda-feira. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.