finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Após semana de ganhos, Bovespa abre em baixa

Mercado interno está contaminado pela falta de informações sobre detelhes do acordo europeu e sua eficácia  

Olívia Bulla, da Agência Estado,

31 de outubro de 2011 | 11h22

Depois de a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) garantir a melhor semana do ano na sexta-feira passada, os investidores parecem mais propensos a embolsarem os ganhos recentes neste último dia de outubro, mas sem deixar escorregar a alta acumulada no mês. A falta de detalhes do acordo europeu anunciado na semana passada e as dúvidas quanto a sua eficácia contaminam os mercados internacionais, deixando os negócios locais reféns do humor externo. Às 11h18, o índice Bovespa (Ibovespa) caía 1,41%, aos 58.674 pontos.

Mas o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, não acredita que a queda da Bolsa prevista para hoje seja acentuada. "Devolve uma parte das altas fortes da semana passada, acompanhando a oscilação em Nova York", prevê. "Não vai ser nada que atrapalhe a performance no mês", comenta Galdi, referindo-se à alta de quase 14% acumulada em outubro, praticamente reduzindo à metade a queda em 2011. "Lembro que já chegamos a cair mais de 20% no ano e acredito em um ''ralizinho'' daqui pra frente", completa, aposta em uma desvalorização em torno de 10% no período.

No exterior, a preocupação com a falta de detalhes concretos e a capacidade do pacote europeu em controlar a crise das dívidas na região mergulham os índices acionários no vermelho. Com uma provável solução para as finanças públicas gregas, o foco agora está na Itália.

No Brasil, a safra de balanços do terceiro trimestre segue no radar, mas o feriado na próxima quarta-feira reduz o ritmo dos negócios. Klabin, M. Dias Branco e TIM Participações divulgam seus resultados financeiros hoje. No noticiário corporativo, a Petrobras anunciou ao final da semana passada que reajustará em 10% os preços da gasolina e em 2% os preços do diesel na refinaria.

Tudo o que sabemos sobre:
Bovespaabertura

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.