Apple anuncia novos laptops MacBook Air

Fabricante volta a focar nos computadores, depois de ter se dedicado nos últimos meses a celulares e ao iPad

Gustavo Chacra CORRESPONDENTE / NOVA YORK, O Estado de S.Paulo

21 de outubro de 2010 | 00h00

Depois do iPad, do iPhone 4 e dos novos iPods, a Apple voltou a se focar nos computadores pessoais e anunciou ontem o seu quarto megalançamento de 2010, ao introduzir as novas versões do laptop MacBook Air, conhecido por seu design arrojado, além de ser um dos notebooks mais leves do mercado.

"Nós nos perguntamos o que aconteceria se o MacBook e o iPad fossem fundidos? O resultado é uma das coisas mais impressionantes que já criamos. É o nosso novo MacBook Air, que deve ser o futuro dos notebooks", afirmou o presidente e fundador da Apple, Steve Jobs.

Considerado elegante, mas com uma série de deficiências quando lançado há quase três anos, o MacBook Air sofreu uma série de mudanças na sua nova versão. Antes, o computador era visto como frágil, tendo defeitos bem mais comuns do que as versões padrão do MacBook.

Agora, o novo computador, segundo a Apple, será mais resistente. Fabricado em 11 ou 13 polegadas, os dois modelos terão 0,3 milímetro de espessura na sua parte mais fina, e 1,73 milímetro no máximo. O peso varia. O maior pesará 1,3 kg, enquanto o menor terá pouco mais de 1 kg.

A duração da bateria também depende do tamanho. Seguindo a tendência do iPad, elas serão bem mais potentes. A do laptop de 13 polegadas poderá durar até 7 horas - no menor, será de 5 horas, segundo a Apple afirmou ontem. Os modelos não terão disco rígido nem leitor de CD e DVD, como na versão anterior. Essa era uma das maiores reclamações dos usuários em relação ao produto, especialmente em lugares sem conexão Wi-Fi.

A versão mais barata do MacBook Air custará US$ 1.000 - o mais caro será vendido por US$ 1.600. Ele já pode ser comprado nos EUA desde ontem, via internet, e deve chegar hoje mesmo às Apple Stores do país. Não há previsão para venda no Brasil. O computador não se encaixa no segmento de netbooks não apenas pelo preço, mas também por possuir praticamente a mesma capacidade que o MacBook comum, sendo um notebook.

Além do MacBook Air, Jobs também apresentou novos programas no evento "Back to the Mac" (De volta ao Mac), depois de a companhia ter passado o ano concentrada na telefonia celular e no iPad. As novas versões para foto e vídeo estiveram entre os lançamentos. O iLife11 e o iMovie estarão mais facilmente conectados com a internet.

PRESTE ATENÇÃO...

1. Mais resistente.

A Apple promete que a nova versão do MacBook Air não será tão frágil quanto a anterior

2. Sem drive. Como a versão anterior, os novos modelos não possuem drive. A saída é comprar um drive externo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.