Apple consegue vitória contra o Android

A Apple conseguiu ontem uma vitória importante na guerra de patentes contra os fabricantes que adotam o sistema operacional Android, do Google. Numa ação contra a HTC, a International Trade Commission (ITC), dos Estados Unidos, decidiu que os smartphones da fabricante taiwanesa desrespeitam uma patente da Apple.

WASHINGTON, O Estado de S.Paulo

20 de dezembro de 2011 | 03h05

A decisão de ontem envolve uma tecnologia que permite, por exemplo, que o usuário, a partir de um toque na tela, ligue para números incluídos em mensagens de texto ou e-mail. Ou que marque um compromisso em seu calendário ao tocar na data que aparece em uma mensagem.

Em comunicado, a HTC informou que vai retirar esses recursos de seus aparelhos. A decisão, tomada pelos seis integrantes da decisão, impede que a HTC venda nos EUA aparelhos que infringem a patente, a partir de 19 de abril.

A comissão, por outro lado, reverteu uma decisão anterior contra a HTC, que havia identificado duas patentes desrespeitadas pela empresa. A ITC tem o poder de tomar medidas contra práticas anticompetitivas de companhias que importam produtos nos EUA.

Potencialmente, a decisão pode afetar outros fabricantes de celulares que usem o Android, do Google. Para começar a valer, ela precisa ser assinada pelo representante de comércio do presidente Barack Obama. O representante pode rejeitar a decisão, mas é raro que isso aconteça.

O crescimento do Android tem incentivado a ida de concorrentes, como a Apple e a Microsoft, aos tribunais. No trimestre passado, os aparelhos com Android foram 52,5% dos smartphones vendidos no mundo, comparados a 25,3% no mesmo período do ano passado. A participação da Apple caiu de 16,6% para 15%. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.